quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pearl Jam - Biografia


O Pearl Jam faz parte daquele grupo de bandas que surgiu na década de 90 em Seattle, que criou e popularizou o grunge. Se tornou um dos principais nomes desse novo estilo junto com Nirvana, Alice In Chains e Soundgarden.


Seu primeiro álbum já mostrou todo o potencial da banda. Ten (1991) foi um grande sucesso e se tornou um clássico imediato. Ele apresenta músicas lentas como Alive, Black, Oceans e Release misturadas com o grunge de Once, Even Flow, Jeremy, Garden, etc. Não dá para apontar uma única música ruim.

Na sequência, manteram o bom nível com o lançamento de Vs. (1993). Este também contém hinos da banda como Go, Animal, Daughter, Dissident e Rearviewmirror. Outra com bastante destaque é Blood, raivosa e empolgante! O Pearl Jam já alcançava seu espaço no rock.

O terceiro álbum é lançado em 1994, é o Vitalogy. Não tão impactante quanto os anteriores, mas ainda apresenta o grupo em boa fase. Na mesma fórmula, misturando canções tranquilas como Nothingman e Better Man com outras mais rápidas, ao exemplo de Last Exit e Whipping.

Sem dúvida, três clássicos já lançados em quatro anos!

Em 1996, sai o disco No Code. A banda já começava a se distanciar do grunge do início da carreira. Porém, não quer dizer que No Code seja ruim, pelo contrário. Destaque para In My Tree, Present Tense, Who You Are, Hail, Hail e Of He Goes.

Os três próximos álbuns, também não tiveram grande alarde e em termos musicais, não demonstraram o peso dos primórdios. De qualquer forma, houveram boas músicas como Given To Fly, Wish List, Do The Evolution (Yield, 1998), Nothing As It Seems, Sleight Of Hand, Light Years (Binatural, 2000), Cant Keep, Love Boat Captain, Save You e I Am Mine (Riot Act, 2002).

Veio então, em 2006, o que talvez seja o álbum mais limitado do Pearl Jam, o auto-intitulado. Destaque para World Wide Suicide, Comatose, Severed Hand e Inside Job.

Em 2009, o grupo volta em grande estilo, afastando a má fase. Lançam o excelente Backspacer. Um dos melhores da banda, contém hits marcantes: Got Some, The Fixer, Supersonic, Johnny Guitar, Force Of Nature e as baladas The End e Just Breathe. Esse vale a pena ser ouvido, com toda certeza.


Discografia (álbuns de estúdio):

Ten (1991)
Vs. (1993)
Vitalogy (1994)
No Code (1996)
Yield (1998)
Binatural (2000)
Riot Act (2002)
Pearl Jam (2006)
Backspacer (2009)


Vídeos:


_________________________________________________
Para comentar sobre o Pearl Jam no fórum, clique AQUI.

1 comentários:

Com certeza uma de minhas bandas favoritas da década de '90.
Ótima biografia. Porém acho que a melhor fase do Pearl Jam foi até o Yield, os discos que vieram depois ficaram bons, mas um pouco abaixo do nível dos cinco primeiros.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More