quinta-feira, 27 de maio de 2010

Anos 50: It´s rock and......IT ROLLS !

Primeiro capítulo da série Viagem Na História Do Rock

Discos analisados:
Anos 50:
Chuck Berry - New Juke Box Hits (1961)
Bill Haley – Best Of (1954)
Jerry Lee Lewis - DVD ao vivo (1956)
Elvis - Elvis Presley (1956)
Little Richard - Good Golly Miss Molly (1958)

É recomendado que se ouça as músicas da plalist abaixo antes, durante ou depois da leitura para que se entenda melhor todos os fatos e que a viagem musical seja completa.


MusicPlaylistRingtones
Create a MySpace Music Playlist at MixPod.com



O Blues é uma música que veio dos escravos, que foram obrigados a ir para as indústrias da cidade por causa da economia de guerra. Lá existia a música Country, feita por brancos e também havia as músicas Blues das igrejas negras, que eram acompanhadas por órgão ou piano. Com todos esses estilos correndo junto, interação musical entre eles era inevitável, e assim surgiu o Rock N´ Roll.

A Teoria mais aceita musicalmente é que o criador do Rock é Bill Haley, por ter gravado uma música no compasso 4X4 na música Rock Around The Clock em que misturava-se o Blues e o Coutry para gerar o Rock N´ Roll.








A música era dançante e falava em sua maioria sobre temas juvenis, quando não, era alguma balada bem romântica e melosa. Eram curtas, tinham em sua maioria 2 minutos, 2:30. E foi aí surgiram os artistas negros que dominaram o mercado.












Os principais entre esses negros foram: Chuck Berry, que surgiu com as músicas Johnny B. Goode, I´m Talking About You, Sweet Little Sixteen e Route 66; e Little Richards que mostrou ao mundo hits como Good Gooly Miss Moly e Tutti Fruti.



No início dos anos 50, fim da primeira grande guerra, os Estados Unidos era a primeira potência mundial, e estimulava o capitalismo e o consumo desenfreado, o que a história chama de ''Anos Felizes''.

Durante esse crescimento econômico, as pessoas tiveram mais dinheiro para gastar con coisas ''supérfluas'', e música era uma delas. Aí algo estranho aconteceu, os jovens brancos foram buscar música nos guetos e periferias negras, e assim, nesse periodo se destacaram selos pequenos, e diminuiu o lucro das grandes gravadoras.

Vendo a aprovação do estilo pelos jovens, a indústria fonográfica estava disposta a investir em um jovem branco que pudesse ser vendido mais facilmente, pois era muito mais fácil a sociedade racista e conservadora daquela época aceitar esse tipo de música se ela vinhesse de um branco, tanto que os músicos brancos regravaram inúmeras músicas dos negros (nos discos que eu ouvi, com execeção do DVD de Jerry Lee Lewis, todos tinha a faixa Rit It Up; outra que também se repetia muito era Sweet Little Sexteen e Whole Lotta Shaking Going On). Assim surgiu o ''Rei'' Do Rock, Elvis Presley.


Uma grande revolução veio junto com o rock, o sexo deixou de ser tabu e agora era considerado como diversão, tanto para o homem quanto para a mulher; e era cada vez mais abordado nas letras dos artistas da época.
A mistura de música negra com o country branco havia sido feita, a explosão era questão de tempo.

A explosão aconteceu em 1965, quando Rock Around The Clock foi música de abertura do filme Blackboard Jungle (Sementes da Violência) que fala sobre relações tumultuadas entre alunos e professores (uma analogia à ânsia por mudanças). Os jovens cada vez mais delinquentes se tornaram rebeldes (em sua maioria sem causa) tendo a música do filme como iniciadora dessa rebeldia. Obviamente o novo tipo de música passou a ser associado à degeneração da juventude(associação que continua até hoje), o que tornava ainda maior sua adimiração entre os rebeldes.



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More