segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Álbum da Semana: Eppur Si Muove - Haggard

Haggard é uma banda alemã de Classic Medieval Metal (mistura de música erudita com folk e death metal) formada em 1991, liderada pelo iraniano Asis Nasseri. A banda é originalmente de death metal e lançou dois singles nesse estilo, Introduction, em 1992, e Progressive, em 1994. Em 1995 a banda lançou outro single, Once… Upon A December's Dawn, já mostrando a mistura do folk com música clássica e metal extremo que tornou banda famosa, e em 2000 a banda se consolida de vez no cenário do Metal com Awaking The Centuries.

Dentre trocas constantes de mais de uma dezena de membros, a banda lança em 2004 a sua obra-prima, o conceitual Eppur Si Muove. Entre dez faixas do mais puro metal sinfônico, o álbum narra a história da vida e perspectiva científica do filósofo, matemático e astrônomo Galileu Galilei, que foi condenado pela Santa Inquisisição por conta de seus conceitos avançados para a época. Ele achava que a Terra girava em torno do Sol, o que era um absurdo na época. "Eppur si muove" (ainda se move) é a frase que Galileu teria supostamente dito ao renunciar suas convicções, para não ser executado.

Pode não ser tão nova a ideia de misturar o metal com elementos da música clássica, mas o Haggard faz isso com maestria. A música clássica se torna muito mais que um mero acréscimo, sendo até mais presente que o metal, sendo imprescindível a presença de instrumentos clássicos, como violinos, oboés, etc. Além disso, a banda explora o tema de forma muito inteligente, cantando em 4 idiomas diferentes (inglês, italiano, latim e alemão), alternando entre vocais líricos, épicos e os incríveis guturais de Asis Nasseri, e também tem os já citados instrumentos clássicos, fazendo um som que nos atinge intensamente e nos leva, literalmente, a uma viagem ao passado, tornando inesquecível a experiência de ouvir a banda.

Apesar de ser difícil apontar destaques neste álbum, algumas faixas se sobressaem: a emocionante Herr Mannelig, com lindos vocais líricos femininos; Of A Might Divine, que tem passagens clássicas que remetem muito ao período da história narrada pelo álbum; a faixa-título, Eppur Si Muove, que tem uma boa sincronia entre os guturais de Nasseri e os líricos femininos; e Per Aspera Ad Astra, o destaque do álbum, com exclelentes alternâncias entre as passagens mais pesadas e as s clássicas, e também entre os vocais líricos femino e masculino e o gutural de Nasseri, e tem até um solinho de guitarra no final.

Eppur Si Muove mostra a banda em sua melhor forma. Sem nenhuma dúvida, posso dizer que ninguém funde com tanta perfeição a música clássica com o metal como o Haggard. E o fato de a banda ter mais de 15 integrantes ajuda muito na música que ela se propõe a fazer, a banda não precisa de uma orquestra, a banda é uma orquestra em si, uma banda única, original, dificilmente alguém imaginaria um som como o que a banda faz.

Enfim, não preciso dizer mais nada, Epuur Si Muove é uma ótima pedida pra quem curte symphonic metal e um som original e muito bem elaborado.

Tracklist:

01 - All’Inizio È La Morte
02 - Menuetto In Fa-Minore
03 - Per Aspera Ad Astra
04 - Of A Might Divine
05 - Gavotta In Si-Minore
06 - Herr Mannelig
07 - The Observer
08 - Eppur Si Muove
09 - Larghetto/Epilogo Adagio
10 - Herr Mannelig (Short Version)

DOWNLOAD

______________________________________
Para ter acesso ao link para download é necessário estar cadastrado no Forum Metal Is The Law, se você ainda não se registrou, clique AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More