quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Burzum - Fallen [Resenha]


Tocar no assunto Burzum é muitas vezes motivo para discussões e controvérsias. Não pela música em sí, e sim pela figura polêmica que é Varg Vikernes, devido especialmente aos fatos mais do que conhecidos ocorridos na década de 90, quando o músico foi preso
acusado de ter queimado igrejas católicas e assassinado Euronymous, seu ex-companheiro de Mayhem. Deixando comentários sobre o assunto de lado, vamos nos focar naquilo que realmente interessa: a música.

Fallen é o segundo álbum de estúdio do Burzum desde que o mesmo foi reativado, em 2009.
Após os sussurros da faixa de introdução, Fra Verdenstreet, já é possível perceber o que está por vir em Fallen. Percussões secas, guitarras cortantes e vocais agressivos que alternam com passagens mais melódicas de linhas vocais limpas, é assim que Jeg Faller, um dos destaques, funciona. Dá mesma forma vem Valen, uma das faixas mais ricas do disco.

De um modo geral, Fallen é estruturado de maneira semlhante à seu antecessor, Belus (2010). As densas atmosferas somadas aos riffs old-school geram uma experiência interessante ao ouvinte. Por se tratar de um projeto apenas de Varg Vikernes, todos os instrumentos são tocados pelo mesmo, portanto não há como esperar passagens instrumentais técnicas e extremamente trabalhadas, já que é raríssimo conseguir atingir um nível técnico alto em uma grande quantidade de instrumentos diferentes. Porém isto de forma alguma compromete a qualidade do álbum, apesar de em certos momentos a repetição dos riffs se tornar um pouco excessiva. A sonoridade crua também não impede a inserção de arranjos que dão um toque de sofisiticação às músicas sem perder a agressividade. Há também duas faixas ambientes, a já citada Fra Verdenstreet, e o desfecho do álbum, Til Hel og tilbake igjen.

Fallen mostra porque Varg Vikernes ainda é considerado um dos grandes cérebros do Black Metal em um trabalho competente e que flui muito bem. Um prato cheio para os apreciadores da música do Burzum.

Nota: 8,0


Tracklist:
1. Fra verdenstreet
2. Jeg faller
3. Valen
4. Vanvidd
5. Enhver til sitt
6. Budstikken
7. Til Hel og tilbake igjen 


 ___________________________________________________
Não deixe de participar do Forum Metal Is The Law para debater sobre tudo relacionado à boa música.

1 comentários:

não conhecia essa banda Burzum. Gostei muito da capa!

bom fim de semana!

http://artegrotesca.blogspot.com

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More