terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

The Decemberists - The King Is Dead [Review]


Por Gabriel Albuquerque

Já faz dez anos que a banda americana Decemberists lançou seu primeiro EP de forma independente em 2001 com seis músicas. Nesse período de tempo, a banda assinou um contrato com a gravadora Hush, que lançou pôs no mercado seus dois primeiros álbuns, e em 2005 entrou para o cast de uma grande gravadora, a Capitol Records.

As principais influências sonoras da banda são os grupos de rock alternativo britânico R.EM. e The Smiths. Apesar da referência a banda de Morrissey no título - o Smiths tem um disco chamado The Queen Is Dead -, as similaridades de  The King Is Dead estão mais próximas do folk rock, principalmente de nomes como Neil Young e Bob Dylan.
Dessa vez, o Decemberists tiveram vários convidados na gravação de seu disco, entre eles, o ídolo do rock alternativo da década de 1980 e 1990, Peter Buck, guitarrista do R.E.M., o que ajudou a alavancar o disco para o primeiro lugar do top 200 da bilboard logo na estréia.

As principais faixas são Don´t Carry It AllDown By The WaterCalamity Song, que chamam atenção logo na primeira audição com refrões e solos de gaita marcantes. Estas três também são as músicas com participação de Peter Buck. As faixas acústicas, como January Himn Rise To Me, também se mostram acima da média, soando como uma espécie de Neil Young repaginado pelo southern e indie rock; quase como um rock campestre.

Contudo, este é um dos discos mais inspirados do grupo, ressaltando a sua veia rock e pop. Fácil assimilação com refrões e melodias contagiantes, que engrenam de primeira e lhe rendem um bom material para apresentações ao vivo (o que já acontece com Down By The Water, June Himn Rise To Me), e com total aceitação de seu público, que depois de The King Is Dead, só tende à crescer.


Nota: 9,0


Tracklist:
01. Don’t Carry It All
02. Calamity Song
03. Rise to Me
04. Rox in the Box
05. January Hymn
06. Down By the Water
07. All Arise!
08. June Hymn
09. This Is Why We Fight
10. Dear Avery

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More