terça-feira, 15 de março de 2011

Álbum da Semana: Fictionary - Lyle Mays

Mais conhecido como o fiel escudeiro do guitarrista Pat Metheny, o pianista/tecladista Lyle Mays sempre foi meio esquecido entre os grandes fãs de jazz. E a razão por esse "esquecimento" com certeza não é falta de talento, e Mays provou isso com o próprio Pat Metheny, sendo seu principal parceiro em composições.



Em 1992, Mays lançou seu terceiro disco solo, Fictionary, ao lado do baterista Jack DeJohnette e do baixista Marc Johnson. Contrariando as expectativas, Mays apostou na formação clássica do jazz (piano, baixo e bateria), e não investiu nos seus teclados, como de costume, deixando um pouco de lado a atmosfera elétrica do Pat Metheny Group e investindo num som mais acústico e suave, com delicadas tessituras sonoras repletas de sensibilidade


Um dos destaques do disco é a faixa de abertura, um tributo a Bill Evans, considerado um dos mais importante músicos de jazz da história, e inclusive tem o nome do músico como título. A canção soa como um verdadeiro e emocionante agradecimento ao pianista. Na faixa-título, Mays toca solo o seu piano durante os dois primeiros minutos, com o baixo e a bateria entrando em seguida, com destaque pra bateria de DeJohnette. Outros destaques do disco são as animadas Trio #1, Trio # 2 e Hard Eights, com Johnson roubando a cena, e as relaxantes Siena, Something Left Unsaid e On The Other Hand, esta com apenas Lyle no piano além de Falling Grace, música do baixista Steve Swallow e Where Are You From Today com sua delicada melodia.


Lyle Mays deixa claro com este disco que não é apenas o "músico que sempre acompanha Pat Metheny". Sem dúvida, a fama do guitarrista não se deve somente ao seu virtuosismo e originalidade, mas também à parceria com seu talentoso pianista.




Tracklist:


1. Bill Evans
2. Fictionary
3. Sienna
4. Lincoln Reviews His Notes
5. Hard Eights
6. Something Left Unsaid
7. Trio #1
8. Where Are You From Today
9. Falling Grace
10. Trio #2
11. On the Other Hand




__________________________________
Para ter acesso ao download é necessário ter um cadastro em nosso fórum, o Metal Is The Law, para se registrar clique aqui. Aproveite e saiba mais sobre rock, metal, blues e jazz.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More