domingo, 22 de maio de 2011

Review: Ecliptyka - A Tale of Decadence


Por Pedro Kirsten

Na ativa desde 1999, os paulistanos do Ecliptyka recentemente lançaram seu primeiro álbum de estúdio, "A Tale of Decadence", através da Die Hard Records. Formado atualmente por Helena Martins (vocal), Helio Valisc (guitarra), Guilherme Bollini (guitarra), Tiago Catala (bateria) e Eric Zambonini (baixo), o Ecliptyka já havia lançado uma demo intitulada "The First Petal Falls" que lhes rendeu uma pequena turnê europeia.

Não é uma tarefa fácil tentar rotular o som da banda, já que as influências vão desde o Power ao Death Metal. As letras de "A Tale of Decadence" abordam temas como a destruição do planeta pelo homem, política e guerras.
Ao longo de suas treze faixas, o álbum mostra uma banda mais coesa e confiante em relação à demo "The First Petal Falls". Sem abusar demais de clichês, o disco traz de forma bem equilibrada a alternância dos vocais limpos de Helena Martins com os guturais de Guilherme Bollini, essa fusão entre o melódico e a brutalidade, além dos arranjos, é fundamental para que o álbum não possua uma única atmosfera padrão, evitando assim uma sonoridade repetitiva demais. Há também duas participações especiais, Marcelo Carvalho (Hateful) no petardo We Are The Same e Danilo Herbert (Mindflow) realizando um belo dueto com Helena em Splendid Cradle, um dos destaques do álbum ao lado de Why Should They Pay?. Vale citar também a faixa bonûs, Berço Esplêndido, que se trata da música Splendid Cradle, porém cantada em português.

Graças aos 12 anos de carreira, "A Tale of Decadence" demonstra uma maturidade que boa parte das bandas de Heavy Metal não possuem em sua estreia. Um debut consistente e muito competente dentro daquilo que se propõe a fazer. Fica agora a expectativa para acompanharmos a evolução do Ecliptyka, tanto musicalmente quanto na árdua luta por espaço no cenário musical brasileiro.

Nota: 8,0


Tracklist:
01. The Age of Decadence
02. We Are The Same
03. Splendid Cradle
04. Fight Back
05. Dead Eyes
06. Echoes From War
07. Hate
08. Why Should They Pay?
09. Look at Yourself
10. I've Had Everything
11. Unnatural Evolution
12. Eyes Closed
13. Berço Esplêndido [Bonus Track]


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More