quinta-feira, 3 de junho de 2010

Anos 60: ''Why We Fight For"?

Segundo capítulo da série Viagem Na História Do Rock


Para ler a primeira parte, clique: Anos 5O: It´s Rock and.....IT ROLL !



Discos Analisados:

Beatles - Please, Please Me (1963)
The Rolling Stones - 12 X 5 (1964)
The Who - My Generation (1965)
Bob Dylan - Highway 61 Revisited (1965)
Cream - Disraeli Gears (1967)
Jimi Hendrix Experience: Are You Experienced ? (1967)
The Beatles - Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band (1967)
Velvet Underground- Velvet Underground & Nico (1967)
Pink Floyd - The Piper At The Gates Of Dawn (1967)
Jefferson Airplane - Volunteers (1969)
Rolling Stones - Let It Bleed (1969)
Led Zeppelin - Led II (1969)

Nos anos 60, aconteceram várias divergências no mundo do rock. O motivo é simples, enquanto alguns artistas tocavam Jazz e Blues enquanto outros continuavam o rock dos anos 50 ou eram contratados por gravadoras por imagem e tocar o pop daquela época.

As diferentes fontes de inspirações podem ser facilmente notadas nos discos de estréia das mais famosas do mundo da música: Rolling Stones e Beatles. Nos Stones, apesar de alguns ''yeah yeah yeah''´s, a maioria das faixas é R&B. Até o nome da banda veio de uma música de Blues de Muddy Waters.
No Please, Please Me, é totalmente diferente, é um puro rock dos anos 50 com uma pequena diferença: a maioria das canções foram compostas pelos músicos. Foi nesse disco que os Beatles iniciaram seu sucesso na Inglaterra principalmente com a música Twist And Shout, hit da banda até hoje.

Nos Estados Unidos, aconteciam os Circuitos Chitlin´, lugar em que os negros se reuniam, sem conhecimento dos brancos, para poder tocar R&B. Nesses Circuitos surgiram grandes nomes do Blues, como Muddy Waters, Howlin´ Wolf, B.B. King, Miles Davis, porém essa música ficava apenas na região delta do Missisipi, entre os mais pobres do país.
Músicos da Inglaterra que iam para os EUA acabaram descobrindo o Blues, e retornaram ao seu país com esse novo estilo musical. Na inglaterra, o estilo fez sucesso, cada vez mais se via bandas de R&B, que durante os show faziam grandes jams, e assim, a barreira criativa dos músicos foi se extinguindo. O principal grupo de Blues da inglaterra foi o Blues Breaker, grupo que veio a consagrar Eric Clapton, futuro guitarrista do Cream, ganhou, nada mais nada menos, que a reputação de Deus.



Em 1965 surgia uma banda que abalaria todas as estruturas em relação a performance no palco: The Who. Uma das primeiras bandas de Hard Rock da história, e acredito ser a primeira a fazer uma apresentação mais pirotécnica, com quebra de instrumentos e fogos de artifícios. O Who apresentava também uma das melhores cozinhas de todos os tempos, composta por Keith Moon na bateria e John Entwistle na baixo. Uma coisa interessante pra falar da banda, é a música My Generation, canção que causou muita polêmica ao dizer ''Hope i die before i get old''(espero morrer antes de ficar velho) Ela fala sobre a juventude que não sabia pensar, mal sabia falar (por isso o gaguejado) e se rebelava sem causa; como se diz o ditado: ''contra o que você se rebela ?''

Enquanto isso nos EUA, surgia um rock/folk que era mais inteligente e político, seu principal expoente era Bob Dylan, que entrava em seu auge ao lançar o clássico Highway 61 Revisited, disco contendo hinos da década, o mais importante, Like A Rolling Stone.

Depois de sair dos já citados, Blues Breakers, Clapton entrou no Cream. A banda foi a pioneira a receber o rótudo de ''Supergrupo'', pois era formado por integrantes que ganharam reputação formidável em conjuntos de R&B, eles são: Eric Clapton (guitarra), Ginger Baker (bateria) e Jack Bruce (baixo e vocal).O Cream também foi uma das primeiras bandas a adicionar o psicodelismo em suas canções, capas de disco e visual.


Enquanto isso, nos Estados Unidos, um jovem negro foi despedido do exército por estar dormindo com sua guitarra (no exército você precisa dormir com sua arma) e foi tocar para grandes artistas nos Circuitos Chitlin´s, nome dele era Jimi Hendrix. Hendrix ficou por um bom tempo por trás de grandes artistas da época, como Little Richard´s, e quando não estava nos palcos, ele ficava assistindo e aprendendo.
Depois de anos de Circuito, Hendrix sai da região do Missisipi, e vai para a capital, lá ele descobre discos de seguintes artistas: The Who, Bob Dylan, Cream e Yardbirds. O Cream e Yardbirds faziam aquilo que Hendrix já estava experimentando: distorções e uma amplificação mais potente. A voz de Dylan encorajou Jimi, que nunca se sentia a vontade com sua voz, até que ele percebeu que se parecer natural e for verdadeiro, é de qualidade. O Who influênciou o guitarrista com suas perfomances explosivas e quebra de instrumentos. Hendrix começou a tocar em bares, botava a guitarra nas costas, tocava com a língua e tudo mais, o artista tinha nascido, só faltava ser descoberto.

Depois do fim da banda Animals, o baixista Chas Chandler continuou na indústia da música, só que dessa vez como produtor. Chadler estava procurando alguém para gravar uma música de um artista folk, chamado Tim Rose, a música era Hey Joe.




Chandler ouviu muitas histórias sobre Jimi Hendrix, um guitarrista com talentos impressioantes, segundo os boatos, e então foi lá conferir se era verdade. Coincidentemente, a música de abertura na apresentação de Hendrix foi Hey Joe; Chandler disse que aquilo foi impressionante e não conseguiu prestar atenção no resto do show depois daquilo. Obviamente Hendrix foi contratado, e segundo o contrato tinha que ir para a Inglaterra, Hendrix disse que só iria com uma condição: ele tinha que conhecer Eric Clapton e Jeff Beck (Yardbirds), por sorte, eles eram amigos de Chandler, e assim, Jimi foi pros Estados Unidos.

Como prometido, Chandler levou Hendrix pro show do Cream, e lá Hendrix fez o seu ato mais ousado de todos, subiu no palco e desafiou o Deus, Eric Clapton. Hendrix começou fazendo uma versão da música Killing Floor (clique para ouvir), um blues de Howlin´ Holf, música que Clapton achava muito difícil e não gostava de mexer nela, e Hendrix apareceu tocando ela com a língua, botando a guitarra entre as pernas, nas costas e tudo aquilo que ele fazia. Clapton saiu do palco, Hendrix foi aplaudido pela platéia do Cream e ainda disse: ''muito obrigado''.

Depois desse episódio épico, começaram a circular boatos de um guitarrista que ''matou Deus'', e logo todos procuravam saber quem era esse cara, Chandler não perdeu a oportunidade,botou Hendrix em um estúdio e saíram de lá com o fantástico Are You Experienced ?, disco que vinhera para revolucionar o rock. Hendrix diminui cada vez mais o Blues, faz um rock mais ''caótico'', pesado e consistente com um pouco de psicodelismo. Outra coisa importante de citar é que Hendrix quebrou a aristocracia musical e inglesa e era um dos poucos negros no rock daquela época.

Diante de toda essa evolução musical, as bandas de pop como Beatles, Rolling Stones e Beach Boys. Os Beatles lançaram o aclamadísssimo Sgt. Peppers, um disco sem divisão de faixa, contrariando a música pop da época. Alguns críticos ainda dizem que esse foi o primeiro disco de rock progressivo pela música Within You Without You, composição em estilo indiano de George Harrison.
Os Stones apareceram com Let It Bleed e Beggars Banquet, falando sobre as drogas na sociedade e guerra do Vietnã. Para compactar ainda mais: músicas como Gimme Shelter Shelther e Sympathy For The Devil.
Os Beach Boys vinheram com um disco mais psicodélico, Pet Sounds, uma resposta americana ao Sgt. Peppers, aclamadíssimo pela crítica, talvez até mais que o Sgt. Peppers.

Durante todas essas críticas à guerra e algumas bandas amadurecendo, surgia nos EUA, com o Velvet Underground, um novo movimento, o Art Rock. O Velvet falava de assuntos que estavam bem a sua frente nas ruas de Nova York. Traduzindo uma estrofe da música Heroin:

''Heroína, seja minha morte
Heroína, é minha esposa e minha vida, ha-ha
Pois adentra minha veias
e vai ao centro da minha cabeça
e então estou melhor do que morto''

e eram assim as letras da banda, sempre falando das ruas, prostituição em There She Goes Again, tráfico de drogas em Waiting For The Man e outros temas que, digamos, não eram bem vistos, como sadomasoquismo em Venus In Furs e ocultismo em The Black Angel's Death Song.

O mais importante de falar na banda são seus shows, haviam 3 projetores que ficavam colocando imagens de filmes, luzes e algumas fotos dos integrantes da banda, gerando alta impressão de psicodelismo quando se unia ao som do Velvet, caracterizado com repetição de notas e as letras fortes.
A banda vendeu muito poucos discos, mas foi essencial pois viria a influênciar grandes nomes do rock.

Na Inglaterra, um jovem estudante de artes plásticas observava atentamente os passos do Velvet Underground e formou a sua banda, Pink Floyd. O Pink Floyd apareceu a mídia com o single Arnord Layne, que falava sobre um travesti que roubava roupas íntimas; um tema não muito convêncional (coisa que uma banda já citada já fazia). O Floyd veio a conseguir sucesso no seu segundo single, See Emily Play, falando de uma aristocarta inglesa psicodélica, porém, o principal compositor do grupo, Syd Barrett, não queria sucesso, não queria lhe dar com o fato de ser um compositor de rock comercial, queria voltar às origens da banda, a experimentação, e assim surgiram músicas como Instelar Overdrive, que é totalmente experimental e espacial. Um detalhe interessante é que essa música se tornou o ponto alto dos shows da banda, ela podia ter de 10 a 30 minutos de duração.

O LSD começou a se instalar na sociedade, em alguns casos, ele deu bons frutos à música, como o amaderucimento dos Beatles e Stones e a barreira criativa dos compositores foram se extinguindo cada vez mais. Porém, nem tudo era uma maravilha, Syd Barrett estava caindo cada vez mais no vício da droga e enlouquecia pouco a pouco, uma prova disso é a canção Jugband Blues.
''É espantosamente atencioso da sua parte
Pensar em mim aqui
E eu sou quase agradecido a você
Por deixar claro que eu não estou aqui

....

E eu estou pensando
Quem poderia estar escrevendo esta canção''
Depois de akgum tempo, Syd chamou um amigo seu para ficar lhe substituindo na banda, esse amigo era David Guilmor. Aos poucos Syd foi entrando cada vez mais no vício e saiu da banda, David Guilmor agora o substituia definitivamente.
A saída de Syd gerou inspiração para clássicos discos do Pink Floyd, mas isso será comentado no próximo capítulo.

Entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 ocorreu o maior evento da contra-cultura hippie da história, Woodstock. Woodstock reunia os maiores artistas da época, estavam presentes: Richie Heavens, Jefferson Airplane, Canned Heat, Moutain, The Who, Creedence Clearwater Revival, Joe Cocker, The Band, Ten Years After, Jimi Hendrix entre outros.

Muitos Artistas foram convidados mas negaram a participação.:
  • Bob Dylan desistiu pois seu filho tinha adoecido.
  • Os Beatles não foram porque John Lennon só tocaria se a Plastic Ono Band de Yoko Ono também também se apresentasse
  • O Led Zeppelin aceitou o convite, mas segundo o promoter dos EUA, em Woodstock eles seriam só mais uma banda, e preferiu fazer uma turnê, tocando naquele mesmo fim de semana em Nova Jérsey
  • The Doors recusou pois achavam que Woodstock seria uma imitação do Monterrey Pop Festival (aquele que Hendrix quebrou a guitarra...) e porque Jim Morrison estaria inseguro de cantar para grandes platéias.

O momento mais importante do festival foi o show de Jimi Hendrix, ele tocou o hino dos EUA imitando o som de bombas e metralhadoras na guitarra, um dos maiores protestos a guerra do Vietnã.

Apesar de ter ficado famoso por todas essas glórias, Woodstock não foi tão organizado assim. A organização do evento esperava 60 mil pessoas, mas apareceram no festival 400 mil pessoas, a saída foi improvisar postos de alimentação gratuitos. Cidades vizinhas doaram frutas, enlatados e sanduíches para ajudar.
Apenas 70 médicos e 36 enfermeiras ficaram encarregados das emergências; 3 pessoas morreram: um por overdose de heroína, outro por ruptura de apêndice e o terceiro, atropelado por um trator. Ainda aconteceram dois partos
Haviam apenas 600 seguranças, alguns contratados, outros policiais voluntários. Como o consumo de drogas era muito grande, eles tiveram que fazer vista grossa e apenas 100 pessoas foram presas por porte de drogas.

''Foi ótimo ! Oitenta quilômetros de engarrafamento, nada pra comer, sem água, sem dormir, sem abrigo... molhado de chuva, dormindo na lama. Que legal, cara, que festão! Quem eu estava vendo ontem à noite ? Hummmmm, eu estava chapado, acho que esqueci...''
Assim foi o festival segundo o líder do Creedence, John Forgety

Aqui umas fotos interessantes do festival, como são muito grandes não botei aqui, mas é interessante dar uma olhada:
http://completeall.com/Informative-general/Woodstock-Music-Festival.html

Uma banda muito importante que surgiu na época é o Led Zeppelin, formada por Jimmy Page, que substituiu Jeff Beck nos Yardbirds. O Led Zeppelin fez uma diferença sonora incrível, pois vinha com um som mais pesado e mais consistente que o de seus antecessores, sem citar Robert Plant, com um vocal mais agudo, diferindo das bandas da época, porém a banda só viria a ter seu auge na próxima década, falaremos sobre ela.

Os Rolling Stones não participaram de Woodstock pois estavam em turnê na Europa. Quando voltaram, quatro meses depois, eles decidiram fazer um festival com as mesmas idéias de Woodstock, então fizeram o Festival de Altamont, que também faltou comida, água e abrigo.

O pior de tudo não foi isso, e sim os escolhidos para cuidar da segurança do evento: Hell´s Angel´s. Os Hell´s Angel´s são uma gangue de motociclistas de Los Angeles, que tiveram direito a armas e facas para controlar o evento.
Confusão começou a acontecer pela tarde, no show do Jefferson Airplane, quando um motoqueiro empurrou o vocalista da banda pra fora do palco.
O acontecimento da noite veio durante o show dos Stones; durante a música Sympathy For The Devil, um homem que assistia ao show foi morto por um dos seguranças.

Como tudo começou: http://www.youtube.com/watch?v=GEORgEzfgGA

Aqui um vídeo que mostra a hora em que o motoqueiro esfaqueia o homem (o assasinato ocorre aos 1:30, antes disso aparece um texto defendendo os Hell´s Angel´s)



Alguns dizem que o homem estava com uma arma e ia atirar em Mick Jagger, outros dizem que o motoqueiro o matou apenas para ''estabelecer ordem''

A década foi fechada com um laço negro, os Beatles pararam de fazer shows e tinham anunciado seu fim; Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison caíam cada vez mais nas drogas, o mesmo acontecia com os civis, as guerras continuavam e também veio o assasinato de um homem durante a música Shympathy For The Devil, aumentando o esteriótipo da sociedade com o rock, foi o fim do sonho Hippie.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More