domingo, 6 de junho de 2010

The Obsidian Conspiracy - Nevermore (Resenha)

A banda norte-americana Nevermore lançou este ano seu sétimo álbum de estúdio, The Obsidian Conspiracy, um dos mais aguardados do ano.


Sua tarefa era manter o nível dos seus três antecessores, missão nada fácil, visto que os ditos antecessores eram os melhores trabalhos do grupo, "Dead Heart In A Dead World", "Enemies Of Reality" e "This Godless Endeavor". O resultado foi mais um bom trabalho de uma das melhores bandas que surgiram nos últimos quinze anos. Não supera a tríade predecessora, mas no mínimo se iguala a eles, se o ouvinte tiver um pouco de paciência. Digo isso porque à primeira ouvida ele me pareceu "estranho", e ainda agora uma ou outra música me soa mal, mas tem sua qualidade.

As três primeiras canções, "The Termination Proclamation", "Your Poison Throne" e "Moonrise (Through Mirrors Of Death)" iniciam muito bem o disco. Entre as melhores, mostram boas passagens vocais do bom Warrel Dane, com refrões cheios de feeling, além da competente performance instrumental, principalmente do único guitarrista Jeff Loomis. Excelente pontapé.

"And The Maiden Spoke" não me agradou de início, mas após algumas ouvidas veio a sua redenção. Não é uma das melhores, mas tem o seu lugar merecido dentre as outras. "Emptiness Unobstructed" é daquelas que você gosta logo de cara, típica para ficar entre as mais tocadas no rádio durante semanas. Refrão que pega rápido e fica na sua cabeça por um bom tempo, pode até ser considerada a comercial do disco.

A sexta e a oitava faixa são as que ainda não consegui digerir. "The Blue Marble And The New Soul" e "The Day You Built The Wall" respectivamente, me parecem estar ali só pra efeito de preenchimento. A primeira é uma balada meio "sombria" e estranha. A segunda também é uma balada até a sua metade, depois entra um riff para por um pouco de peso na história. Talvez com algum esforço esta possa ser engolida. Mas realmente achei que poderiam ser melhores.

A que se interpõe entre as duas é a excelente "Without Morals", com um solo incrível e muito bem trabalhada. Warrel faz novamente um grande trabalho. "She Comes In Colors" tem quase dois minutos de forma tranquila, com direito a um solo lento e bem executado, como pedia a música. Depois entra a parte pesada com riffs espetaculares.

O desfecho não poderia ser melhor. "The Obsidian Conspiracy" dá o nome ao álbum de forma merecida. Essa me fez soltar um palavrão, pois o caras resolveram caprichar. Loomis destrói nessa música que já é uma das top do Nevermore. Estará nas setlists vindouras dos shows com certeza.



Tracklist:

The Termination Proclamation
Your Poison Throne
Moonrise (Through Mirrors Of Death)
And The Maiden Spoke
Emptiness Unobstructed
The Blue Marble And The New Soul
Without Morals
The Day You Built The Wall
She Comes In Colors
The Obsidian Conspiracy

_____________________________________________________________
Se cadastre no fórum clicando aqui, e comente sobre o Nevermore no seu respectivo tópico.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More