domingo, 27 de junho de 2010

O Heavy Metal em ritmo de Flamenco


Por Pedro Kirsten

Não, você não leu errado. Agora até mesmo isso, por mais improvável que pareça, já foi inventado. Flametal é a primeira e única banda a misturar o Heavy Metal com o Flamenco.

Quem teve esta idéia foi o músico virtuoso Benjamin Maderas Woods. O músico comprou sua primeira guitarra com a intenção de aprender a tocar Heavy Metal, mas por ironia do destino seu equipamento foi roubado, deixando ele apenas com um violão para praticar. Foi nesse ponto que ele começou a se interessar e a tocar flamenco, porém nunca perdeu a paixão pelo metal, ou como ele mesmo diz: flamenco é sua profissão, heavy metal é seu sangue.
Em 2004 ele montou a primeira formação do Flametal e lançaram o seu primeiro EP que contava com a ilustre participação de Marty Friedman, lendário guitarrista do Megadeth.

Em 2005 lançaram seu primeiro álbum: The Elder. O álbum conta com oito faixas originais, e apesar de desconhecido é muito elogiado por todos que escutam. O mesmo vale para o segundo álbum, Master Of The Aire.
Shows ao vivo incluem uma banda completa de Heavy Metal, algumas letras em espanhol e é claro belas dançarinas de flamenco, tudo isso no ambiente alto, técnico e sombrio da música pesada.

Atualmente a banda se prepara para lançar o disco Heavy Mellow, este contará com clássicos do heavy metal tocados com instrumentos e ritmo da música flamenca. (Confira na playlist no final da matéria alguns covers do novo disco, além de algumas composições próprias da banda).

"Este é um álbum tributo em flamenco para algumas das maiores obras primas do metal. É definitivamente um álbum diferente de outros lançamentos do Flametal e é um trabalho solo que é muito forte para tocar ao vivo. Apesar das músicas serem bastante sombrias, todos compreendem, até sua mãe." Diz Benjamin Woods sobre o novo trabalho.

“Eu tive que utilizar todo o meu conhecimento sobre o flamenco para poder tocar esses clássicos do metal sem perder a integridade, então escolhi músicas com ótimas melodias. Em algumas músicas eu acelerei o compasso, retirei algum verso ou criei uma nova versão para os solos e mudei levemente os arranjos.” Explica Woods. “A música do King Diamond foi um grande desafio, pois tive que tocá-la em um compasso 12/8 em ritmo flamenco, o solo foi divertido, mas uma encrenca para se aprender na guitarra espanhola.”

Flametal é mais uma banda que vem para quebrar barreiras e mostrar que não há limite na música, basta apenas o devido treino e criatividade.
“Minha intenção não é diluir ou roubar o flamenco, mas sim pagar um tributo, e abrir a mente dos outros à sua riqueza, e simultaneamente permanecer fiel às minhas raízes metálicas”. -Benjamin Woods.



Find Gigs
Quantcast
______________________________________________________
Participe do Forum Metal Is The Law para debater sobre tudo relacionado ao rock e heavy metal em geral.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More