quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Álbum da Semana: Apoteosi - Apoteosi

Dentre tantas outras bandas italianas de rock progressivo que lançaram um disco nos anos 70, o Apoteosi é mais uma, dentre tantas outras também, que merece destaque. Nascida no núcleo da família Idà, a banda era liderada pelos irmãos Silvana (vocais), Frederico (baixo e flauta) e no caçula Massimo, este com apenas 14 anos na época, e já com a responsabilidade de conduzir os teclados, principal base do som da banda. Marcello Surace, na bateria, e Franco Vinci, guitarra, completavam a banda.

Com uma sonoridade bastante sinfônica, apoiado em pianos, flautas e belas melodias, lembrando um pouco o PFM, a banda trazia na bela e doce voz de Silvana Idà o seu diferencial, já que no progressivo italiano é comumente usado um vocal masculino, com vocalizações fortes e poderosas. A vocalista tem uma atuação de destaque, dando muita leveza ao som, e em alguns momentos chega a lembrar Annie Haslam, do Renaissance.

O baterista Marcelo Surace é outro destaque, com ótimas passagens e viradas sensacionais, assim como Frederico Idà, que manda muito bem na flauta e contribui muito para a riqueza do som. Mas o que impressiona é Massimo Idà, que com apenas 14 anos conduz um piano, um Hammond e um moog com uma incrível familiaridade com os intrumentos, tocando em alto nível.

Todas as faixas do disco são excelentes, são composições que aliam muito bom gosto, qualidade e sofisticação, e é mais uma demonstração da riqueza das bandas italianas de rock progressivo em musicalidade. Excelente pedida para os amantes do prog.

Download

Tracklist:

1. Embrion
2. Prima Realta/Frammentaria Rivolta
3. Il Grande Disumana/Oratori (Chorale)/Attesa
4. Dimensione Da Sogno
5. Apoteosi

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More