quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Review: Criolo - Nó Na Orelha

Por Gabriel Albuquerque

O rap é um gênero com limitações rígidas e muitos fãs que mais se assemelham a fanáticos religiosos. O paulista Klébler Cavalcante Gomes, o Criolo, faz parte do universo do rap e faz questão de deixar isso bem claro. Mas desconhece os limites criativos e as barreiras estéticas do estilo. Nó na Orelha é o segundo disco em 22 difíceis anos de carreira. Ele pensou em desistir e ir ''procurar um emprego'', mas felizmente foi desencorajado pelos amigos mais próximos.

O disco é incrivelmente variado. Vai desde o tradicional rap ''Grajauex'', até o bolero-brega ''Freguês da Meia-Noite'', passando pela inusitada ''Bogotá'', recheada de tambores e metais, e pelo belo samba ''Linha de Frente'', que fecha o disco. 

Mesmo com ótimas incursões nas mais diversas camadas musicais, Criolo não perde o foco e leva o rap a origem, com letras fortes, carregadas de críticas sociais, como ''Sucrilhos'' e ''Subirusdoistiozin'' (veja o excelente clipe abaixo), que apesar do ritmo suave, é uma das músicas mais fortes do disco. Outro destaque é ''Lion Man'', de tempero oriental,  que esclarece a vida de músico independente no país.

Mas o destaque inegável, que fez o álbum repercutir em toda imprensa musical brasileira e internet, é ''Não Existe Amor em SP'', uma profunda reflexão sobre a decadência urbana e as dificuldades de se viver numa grande metrópole sob uma sublime batida soul/bossa nova.

Praticamente despercebido até o momento, Criolo agora é um dos principais nomes da cena brasileira atual. Nó na Orelha não é um disco de um rapper, mas sim de um artista completo e que certamente estará em ilustres listas de melhores do ano. A maior revelação de 2011. Ainda bem que os amigos não deixaram o Klébler desistir de ser o Criolo.


O disco está disponível para download gratuito. Clique aqui para baixar. 

Nota 9,0:


Tracklist:

01-Bogotá
02-Subirusdoistiozin
03-Não Existe Amor em SP
04-Mariô‚.mp3
05-Freguês da Meia Noite
06-Grajauex
07-Samba Sambei
08-Sucrilhos
09-Lion Man10-Linha de Frente

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More