terça-feira, 21 de junho de 2011

Review: Anjo Gabriel - O Culto Secreto do Anjo Gabriel

Por Gabriel Albuquerque

O rock progressivo fez muito seguidores no Brasil durante a década de 1970, revelando nomes como O Terço e O Som Nosso de Cada Dia. Hoje o estilo não tem a mesma força, mas as caras novas que ainda aderem ao estilo têm tanta qualidade quanto os precursores do gênero no país. O quarteto recifense Anjo Gabriel já se mostra uma grande aposta em sua estréia, O Culto Secreto do Anjo Gabriel, que está disponível no tradicional formato CD e numa caprichada edição em vinil duplo.


O disco é um verdadeiro mergulho nos anos 1970, incluindo a mixagem feita com aparelhos analógicos. O som vai relevando diferentes influências. ''Sunshine in Outer Space'' lembra a psicodelia pesada do Hawkwind (banda formada por Lemmy Killmister em 1969), enquanto ''O Poder do Pássaro Flamejante (Dubdeepsabbath)'', como explica o seu subtítulo, agrega riffs pesados e dinâmicos inspirados pelo Deep Purple e Black Sabbath e o Dub, um segmento do reggae onde se valoriza o baixo e bateria e há inclusão de efeitos eletrônicos.

O ponto forte da banda é o instrumental, muito influenciado pelas jam bands e pelo krautrock. Mas a principal fonte de inspiração é talvez a cena psicodélica nordestina udigrudi, o que resulta em faixas como ''Astralysmo'' e ''Mantra III'' (cujos vocais foram feitos por um grupo hare krishna), que parecem ter saído do Paêbirú, de Lula Côrtes e Zé Ramalho.

Bolhas apaixonados pelos anos 1960 e 1970 e que ficam reclamando de que não tem coisa boa atualmente, ouçam O Culto Secreto do Anjo Gabriel e verão que estão redondamente enganados. Pare de reclamar e corra atrás desse petardo!

Nota 9,0:



Tracklist:

1. Peace Karma
2. Sunshine in Outer Space
3. Astralysmo
4. Mantra III
5. 1973
6. O Poder do Pássaro Flamejante (Dubdeepsabbath)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More