quarta-feira, 27 de julho de 2011

Álbum da semana: Kanguru - Guru Guru

Apesar de ter uma boa reputação na cena free jazz européia, o Guru Guru é referência hoje em dia quando o assunto é rock progressivo alemão, o krautrock.

Os dois primeiros discos da banda são marcados por experimentações e muitas vezes soa cansativo e pretensioso. Em Kanguru, o power trio não deixou de lado os seus longos solos, mas prezou por uma construção melódica mais bem trabalhada e com muita influência de Frank Zappa e Hendrix, que parece ter inspirado boa parte dos riffs e solos.

''Ooga Booga'' traz uma boa interação entre a guitarra e instrumentos de percurssão que culmina numa penetrante performance de guitarra seguido de um duelo com o baixo. ''Baby Cake Walk'' também tem um grande trabalho do guitarrista Ax Genrich, mesclando solos rápidos com compassos mais cadenciados. O baterista Mani Neumeier e o baixista Uli Trepte brilham em ''Immer Lusting''. Mani abre com uma batida militar e faz a variação rítmica para um som mais funkeado, dando espaço para o baixo encorpado de Trepte.

O disco foi bem recebido pela impressa inglesa, que não ia com a cara do rock alemão, e foi o maior sucesso da banda, vendendo 11 mil cópias. O Guru Guru ainda está na ativa, mas hoje é conhecido apenas pelos fãs mais garimpeiros do rock progressivo e alguns do jazz fusion, mas o grupo ainda é tido como referência na cena das jam bands.

Download

Tracklist:

01. Oxymoron
02. Immer Lustig
03. Baby Cake Walk
04. Ooga Booga

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More