terça-feira, 26 de julho de 2011

Review: Credo - Against Reason


Por Guilherme Vaz

Formados a quase 20 anos, porém com apenas 3 álbuns de estúdio e um DVD, os britânicos do Credo conquistaram a atenção dos apreciadores de rock progressivo com Rhetoric lançado em 2005.

Agora, com Against Reason, as expectativas dos fans foram supridas e com certeza não ficaram desapontados. A banda manteve suas características fundamentadas no neo-prog, seguindo com algumas linhas melódicas e dramáticas, no entanto apresentaram uma evolução mais do que notável. Das 8 faixas do disco, 6 tem aproximadamente 10 minutos. Apesar da longa duração das composições, o que se vê é uma produção direta e imponente. As faixas são mais ousadas, emociantes e complexas, evidenciando o desenvolvimento de cada uma ao máximo.

Os trechos instrumentais se destacam com os belos solos de Tim Berrel (guitarrista) e Mike Varty (tecladista) e com as intensas camadas atmosféricas sustentadas por Martin Meads e Jim Murdoch, respectivamente baterista e baixista. O vocalista Marc Colton traz boas interpretações cheias de feeling, essenciais para o estilo.

Staring At The Sun abre o álbum intensamente com um belo trabalhado de teclado, sendo depois completado com ótimos solos de guitarra. Logo de cara, uma das melhores do álbum. Insane é a faixa mais pesada, com vocais acentuados acompanhados por teclados 'spacey' e por interessantes mudanças rítmicas em seu decorrer, é outra ótima faixa. A épica The Ghosts Of Yesterday, com incursões bem encaixadas de violões, atinge seu ápice com guitarras gritantes, um arrebatador balanço de sintetizadores e refrões a tona, fecha o play.

Apresentando melhorias consideráveis em cada um de seus três lançamentos, o Credo vem se tornando um dos nomes mais cotados dentre as grandes bandas de neo-prog. Against Reason, com, sobretudo, uma audição agradável, vem pra consolidar essa presença mais do que merecida com a qualidade de seus álbuns.

Nota: 9


Tracklist:

1. Staring At The Sun
2. Cardeal Sin
3. Intimate Strangers
4. Against Reason
5. Insane
6. Reason To Live
7. Conspiracy (MCF)
8. The Ghosts Of Yesterday

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More