quarta-feira, 21 de março de 2012

Herbie Hancock anuncia a criação do Dia Internacional do Jazz


O renomado pianista Herbie Hancock anunciou a criação do Dia Internacional do Jazz. Hancock, que também é embaixador da UNESCO, lançou a data com o intuito de promover o gênero ao redor do mundo. O dia escolhido foi 30 de abril, data que coincide com o último dia do festival Jazz Appreciation Month, que acontece anualmente nos Estados Unidos desde 2001. Para comemorar a data, vários eventos com nomes renomados do Jazz acontecerão ao redor do mundo.

Os eventos inaugurais deste ano começarão no dia 27 de abril e serão organizados pela UNESCO em parceria com o Thelonious Monk Institute of Jazz, ao qual Hancock é o presidente. O primeiro show, no dia 27 de abril, acontecerá na sede da UNESCO em Paris e também incluirá palestras e workshops. Entre os artistas confirmados para a apresentação ao lado de Hebie Hancock estão: Dee Dee Bridgewater, Hugh Masekela, e a brasileira Tania Maria.

Em 30 de abril, durante o primeiro Dia Internacional do Jazz, é a vez do berço do Jazz, New Orleans, receber o evento.

O show de New York será transmitido online através do site da UNESCO. O lineup até o momento inclui Hancock, Bridgewater, Wynton Marsalis,Wayne Shorter, Christian McBride, Esperanza Spalding, Jack DeJohnette, Derek Trucks, Susan Tedeschi e Jimmy Heath. Ainda se juntarão aos norte-americanos os seguintes músicos: Richard Bona (Camarões), Hiromi Uehara (Japão), Zakir Hussain (Índia), Angelique Kidjo (Benim), Lang Lang (China), e Romero Lubambo (Brasil).

"Muitos países foram afetados de maneiras muito cruciais pela presença do jazz" declarou Hancock à Billboard,  "O jazz foi a voz da liberdade em tantos países durante a metade do século passado. (...) [Essa data] é realmente sobre o aspecto diplomático internacional do jazz e como ele foi, durante boa parte de sua história, uma grande força ao unir pessoas de vários países e culturas diferentes".

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More