sábado, 3 de março de 2012

Review: Beyond The Bridge - The Old Man and The Spirit


Por Rodrigo Luiz

O Beyond The Bridge nasceu em 2005, mas sua história começou como Fallout, em 1999, na cidade de Frankfurt, Alemanha. A Fallout chegou a fazer alguns shows por Frankfurt, mas foi desfeita para os integrantes, bastante jovens ainda, se dedicarem aos estudos. Seis anos depois, o guitarrista Peter Degenfeld se encontrou com o tecladista Christopher Tarnow, e, juntos, decidiram revitalizar o projeto, reunindo os velhos integrantes, agora, músicos já formados e bem gabaritados, e dando o nome de Beyond The Bridge.

No mesmo ano, Peter e Cristopher começaram a compor as músicas para The Old Man and The Spirit, que só foi lançado este ano. O tempo usado para produção e criação foi um tanto longo, mas, felizmente, muito bem usado. O conceito do disco é similar a uma ópera dramática, dividida em dois atos; a primeira é cantada pelo "Velho", interpretado pelo vocalista Herbie Langhans, e a segunda pelo "Espírito", interpretado por Dilenya Mar, a outra vocalista. O Espírito é a personoficicação da sabedoria e aparece como um guia para o Velho, saciando suas curiosidades em troca suas experiências e sentimentos, já que é incapaz de sentir, tentando convencê-lo de que ele jamais irá trangredir seus limites humanos sem a sua ajuda.

O conceito já começa a se desenhar nas duas primeiras faixas, "The Call" e "The Apparition". Na primeira, o Velho fala de sua mente perturbada pela vontade de conhecer os segredos da vida e da existência humana. A segunda, como seu nome já diz, é justamente uma aparição do Espírito para o Velho. Musicalmente falando, a segunda faixa mostra todo o potencial técnico da banda. Nela, a vocalista Dilenya Mar começa a cantar e os seus duelos com Herbie Langhans logo aparecem como um grande diferencial.

Seguindo o disco temos "Triumph Of Reality", uma bela faixa instrumental onde, mais uma vez, os integrantes esbanjam técnica, mas com uma sonoridade mais refrescante. "The Spring Of It All" é um belíssimo interlúdio e prepara bem o clima para a contemplativa "World Of Wonders", onde Dilenya Mar simplesmente brilha. "The Primal Demand" é outro interlúdio, dessa vez para a variadíssima "Doorway To Salvation", com seções instrumentais das mais diversos texturas, ora leve e tranquila, ora cheia de tensão.

"The Struggle" é outro ponto alto do álbum e exatamente o que o título sugere: uma luta. É a faixa onde os duelos vocais de Langhans e Dilenya ganham mais evidência. Os vocalistas chegam a "dizcutir" em alguns momentos, cantando ao mesmo tempo, com um curioso ritmo de salsa ao fundo. Vale destacar também o solo de teclado na parte final da música. "The Difference Is Human" chega e só é percebida por conta dos seus fortes arranjos orquestrais, com um viés mais sinfônico. Ela tem moldes mais clássicos do prog metal e é mais uma onde os vocais fazem a diferença.

"Where The Earth and Sky Meet" é outra balada, mas diferente da tranquila "World Of Wonders". É oitentista demais em alguns momentos, mas os coros e as melodias de guitarra vêm com uma grande força emocional. "All I Man Can Do" chega com vocais potentes e certas doses de experimentalismo, seções instrumentais interessantes e excelentes transições. É a faixa derradeira do disco, quando o Espírito finalmente convence o Velho de que a superação de seus limites humanos não traz resposta alguma para o sentido da vida. Ótima forma de fechar o álbum.


The Old Mand and The Spirit mostra uma banda muito madura, apesar de esse ser um debut, o que é facilmente explicado pelo longo período de preparação para este lançamento. Ainda assim, vale ressaltar este ponto. O disco é rico em musicalidade e impecável tecnicamente. Sua abordagem é ambiciosa e complexa, mas as transições são fáceis e homogêneas, tanto que as vezes é imperceptível a mudança de uma faixa para outra. As letras são reflexivas e envolventes, os arranjos vocais são inteligentes e casam perfeitamente com o conceito do disco e os vocalistas conseguem transmitir a história de forma empolgante e comovente. Álbum pra progger nenhum botar defeito.


Nota 9,0  

Tracklist:
01. The Call
02. The Apparition
03. Triumph of Irreality
04. The Spring of It All
05. World of Wonders
06. The Primal Demand
07. Doorway to Salvation
08. The Struggle
09. The Difference Is Human
10. Where the Earth and Sky Meet
11. All A Man Can Do

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More