quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dream Theater - Biografia

Dando continuidade a nossa Semana Especial trazemos a biografia de uma das bandas mais importantes e características do Progressive Metal, o Dream Theater.

Tudo começou em 1985 quando três estudantes da Berklee College of Music, uma das escolas de música mais conceituadas do mundo, decidiram montar uma banda para se divertirem durante o tempo livre tocando músicas de bandas como Rush e Iron Maiden. Esses três estudantes eram: John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo) e Mike Portnoy (bateria).
Mais tarde John Petrucci convidaria seu amigo, Kevin Moore, para assumir os teclados e Chris Collins para os vocais.
A banda recebeu o nome de Majesty, pois segundo Mike Portnoy a parte final da música Bastille Day do Rush era majestosa.

A banda se apresentou em alguns lugares pequenos durante um ano. Algum tempo depois Chirs Collins foi demitido e Charlie Dominici foi contratado como novo vocalista.
Após isso o número de apresentações cresceu e a banda foi ganhando um certo reconhecimento na região, porém foram obrigados a mudar de nome, pois uma outra banda chamada Majesty entrou com uma ação legal contra a banda. O pai de Portnoy sugeriu o nome Dream Theater e este foi aceito pelos outros.

Em 1989 lançaram o primeiro álbum, When Dream And Day Unite, porém devido a uma quebra de contrato da gravadora eles tiveram dificuldades para conseguirem shows, o que resultou em uma "turnê" para promover o álbum de apenas 5 apresentações. Após o quarto show Dominici foi demitido por diferenças pessoais e musicais.
A banda teve dificuldades para encontrar um novo vocalista, chegaram a cogitar até mesmo o fim da banda, porém durante este "período de espera" nasceram alguns dos maiores clássicos do Dream Theater como: Learning to Live, Metropolis e Take The Time.

Somente quatro anos depois o vocalista James LaBrie entrou para a banda. Eles conseguiram um contrato com uma nova gravadora e lançaram o álbum que seria o grande marco do metal progressivo: Images & Words.
Pull Me Under foi a música resposável por tornar a banda conhecida e contribuiu para que Images & Words recebesse o disco de platina no Japão.

Fortemente elogiado pela crítica, o Dream Theater tinha então a missão de conseguir manter o nível de Images & Words. Foi lançado em 1994 o novo álbum, Awake, outro clássico do gênero e aclamado pela crítica. Porém após o álbum ser mixado Kevin Moore deixa a banda alegando que gostaria de trabalhar em seus próprios projetos musicais. Derek Sherinian foi o novo tecladista escolhido.

Após a entrada de Derek para a banda, eles não começaram a trabalhar imediatamente em um novo material, porém devido a pressão dos fãs foi lançado o EP A Change Of Seasons, que contém a faixa de mesmo nome, considerado por muitos como a melhor música da banda.

Em 1997 é lançado o álbum Falling Into Infinity, primeiro disco da banda a receber críticas negativas, pois devido a músicas como Hollow Years e You Not Me alguns acreditavam que a banda estaria indo para um lado mais mainstream.

Em 1999, Derek é demitido e Jordan Rudess entra para a banda. É lançado então Metropolis Pt. 2: Scenes From a Memory. Este é um álbum conceitual, sequência da música Metropolis Part 1: The Miracle and the Sleeper, e foi extremamente aclamado pela crítica e fãs, sendo considerado a obra-prima da banda.

Após isso o Dream Theater já estava marcado na história do Progressive Metal e seu número de fãs aumentava cada vez mais. Novos álbuns foram lançados e elogiados: Six Degrees Of Inner Turbulence em 2002, que contém a faixa título com mais de 42 minutos de duração, Train of Thought em 2003, mostrando o lado mais pesado da banda e Octavarium em 2005, que experimenta novos elementos nunca usados antes pela banda.

Em 2007 a banda lançou o Systematic Chaos, o segundo álbum a receber críticas negativas e considerado por muitos como o pior da banda. Porém em 2009 chega Black Clouds & Silver Linings que recebe excelentes críticas e consagra a banda ainda mais.

Atualmente a banda se prepara para entrar de férias e voltarão a trabalhar em novos materiais em Janeiro.


1 comentários:

minha banda preferida, o Dream Theater é realmente uma banda incrível, que conseguiu se manter em pé através dos anos apesar das adversidades.

figurinhasdorock.blogspot

abraço!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More