domingo, 4 de dezembro de 2011

Review: Karina Buhr - Longe de Onde


Por Gabriel Albuquerque

Nascida na Bahia, mas criada em Pernambuco, apesar de ter 16 anos de carreira Karina Buhr só enfrenta agora a famigerada prova do segundo disco. Iniciou-se no grupo de música regional Comadre Florzinha (espécie de Mestre Ambrósio feminino) e também dedicou-se à banda Eddie e Ochestra Santa Massa, projeto do DJ Dolores.

Mas começou a destacar-se apenas no ano passado, com sua estréia solo Eu Menti Pra Você, um dos discos nacionais mais elogiados de 2010, o que gerou expectativa gigantesca para seu próximo disco, Longe de Onde, que conta com o apoio do projeto Natura Musical e participação de uma banda de apoio com os nomes mais celebrados da música nacional atual: Guizado (trompete), Mau (baixo e produção), André Lima (sintetizador), Bruno Buarque (bateria) e Edgar Scandurra e Fernando Catatau, dois dos melhores guitarristas do país.

Em Longe de Onde, o som ganhou mais peso, um notável contraste comparado com a leveza do álbum anterior. Mas isso aconteceu de modo natural e orgânico. Quando apresentadas ao vivo, as músicas de Eu Menti Pra Você ganhavam sempre um peso extra - provável consequência da performance explosiva da cantora -, o que fez levar esse peso do ao vivo para o estúdio, resultando em faixas como ''Guitarristas de Copacabana'', com solos abrasivos de Scandurra e Catatau e o punk rock rápido ''Cara Palavra'', que ganhou um vídeo clipe gravado em Casablanca, no Marrocos, onde também foi tirada a foto da capa.

Ainda assim, o som mais imediato, palatável e popular não sumiu por completo, fazendo-se presente em canções singelas, como ''Pra Ser Romântica'', pontuada por um teclado intecionalmente brega e a tímida ''Amor Brando''.

Novamente as letras ganham destaque - a voz de Karina fica sempre à frente na mixagem, justamente para que sejam entendidas com clareza -, e nesse quesito as principais são o o funk-reggae ''Cadáver''; a quase falada ''Sem Fazer Ideia'' e a esporrenta ''Copo de Veneno'', com uma letra forte e pesada. Essas duas últimas são sobras do primeiro disco e que foram compostas quando a cantora ainda morava no Recife, mas que ainda não tinham arranjos definidos.

Pode até não ser melhor do que Eu Menti Pra Você, mas ainda assim, Longe de Onde é um disco de qualidade e bem focado, que coloca Karina Buhr como um dos maiores artista da música pop nacional atual. Prova do segundo disco é para os fracos.



Nota 8,5


Tracklist:
  1. Cara Palavra
  2. A Pessoa Morre
  3. Não Me Ame Tanto
  4. Guitarristas de Copacabana
  5. Sem Fazer Ideia
  6. Pra Ser Romântica
  7. Cadáver
  8. The War's Dancing Floor
  9. Copo de Veneno
  10. Amor Brando
  11. Não Precisa Me Procurar

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More