Nascida na Bahia, mas criada em Pernambuco, apesar de ter 16 anos de carreira Karina Buhr só enfrenta agora a famigerada prova do segundo disco. Iniciou-se no grupo de música regional Comadre Florzinha (espécie de Mestre Ambrósio feminino) e também dedicou-se à banda Eddie e Ochestra Santa Massa, projeto do DJ Dolores.
Mas começou a destacar-se apenas no ano passado, com sua estréia solo Eu Menti Pra Você, um dos discos nacionais mais elogiados de 2010, o que gerou expectativa gigantesca para seu próximo disco, Longe de Onde, que conta com o apoio do projeto Natura Musical e participação de uma banda de apoio com os nomes mais celebrados da música nacional atual: Guizado (trompete), Mau (baixo e produção), André Lima (sintetizador), Bruno Buarque (bateria) e Edgar Scandurra e Fernando Catatau, dois dos melhores guitarristas do país.
Em Longe de Onde, o som ganhou mais peso, um notável contraste comparado com a leveza do álbum anterior. Mas isso aconteceu de modo natural e orgânico. Quando apresentadas ao vivo, as músicas de Eu Menti Pra Você ganhavam sempre um peso extra - provável consequência da performance explosiva da cantora -, o que fez levar esse peso do ao vivo para o estúdio, resultando em faixas como ''Guitarristas de Copacabana'', com solos abrasivos de Scandurra e Catatau e o punk rock rápido ''Cara Palavra'', que ganhou um vídeo clipe gravado em Casablanca, no Marrocos, onde também foi tirada a foto da capa.
Ainda assim, o som mais imediato, palatável e popular não sumiu por completo, fazendo-se presente em canções singelas, como ''Pra Ser Romântica'', pontuada por um teclado intecionalmente brega e a tímida ''Amor Brando''.
Novamente as letras ganham destaque - a voz de Karina fica sempre à frente na mixagem, justamente para que sejam entendidas com clareza -, e nesse quesito as principais são o o funk-reggae ''Cadáver''; a quase falada ''Sem Fazer Ideia'' e a esporrenta ''Copo de Veneno'', com uma letra forte e pesada. Essas duas últimas são sobras do primeiro disco e que foram compostas quando a cantora ainda morava no Recife, mas que ainda não tinham arranjos definidos.
Pode até não ser melhor do que Eu Menti Pra Você, mas ainda assim, Longe de Onde é um disco de qualidade e bem focado, que coloca Karina Buhr como um dos maiores artista da música pop nacional atual. Prova do segundo disco é para os fracos.
Nota 8,5
Tracklist:
- Cara Palavra
- A Pessoa Morre
- Não Me Ame Tanto
- Guitarristas de Copacabana
- Sem Fazer Ideia
- Pra Ser Romântica
- Cadáver
- The War's Dancing Floor
- Copo de Veneno
- Amor Brando
- Não Precisa Me Procurar
0 comentários:
Postar um comentário