sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Review: Tim Maia - Racional Vol 3


Por Gabriel Albuquerque

Em 1975 Tim Maia estava imerso na seita esotérica Cultura Racional. Pregando a palavra do livro Universo em Desencanto, Tim emagreceu visivelmente e se absteve das drogas, o que rendeu gratas melhorias notáaveis à sua já poderosa voz. Para completar, o ele ainda estava cercado por músicos extremamente competentes e conhecedores de tudo que acontecia na cena da black music mundial. A famigerada fase Racional de Tim tinha tudo pra ser um dos períodos mais prolíficos de sua carreira. Mas se por um lado a seita fez bem, com melhorias para a seus vocais; por outro as músicas, transformadas em canções proselitistas para divulgar a Cultura Racional, ainda deixam algumas dúvidas quanto a qualidade da série de álbuns Racionais.

As vendas pífias de seus discos, lançados de forma independente pela gravadora Seroma, fizeram Tim Maia se desiludir com a seita. Irritado, o músico carioca tirou do mercado as cópias dos dois primeiros volumes Racionais (o que transformou a sua edição original em vinil numa grande raridade de colecionador) e ainda abortou o lançamento do terceiro álbum da série, que já estava gravado. 

Quarenta anos depois, Racional 3 finalmente é lançado oficialmente - o álbum já circulava pela internet há um bom tempo, mas com uma péssima qualidade de áudio. A edição lançada pela Abril, através de uma coleção de 15 CD's do músico recebeu uma cuidadosa remasterização, com uma sonoridade límpida ao disco. A parte gráfica também é caprichada: assim como os demais volumes da coleção, vendida nas bancas de revistas, Racional 3 vem acompanhado acompanhado por um encarte-livreto de 32 páginas, que contam, com fotos raras, a história por trás das gravações e da vida do Síndico.

Mas é inevitável. A constante pregação de tópicos confusos da seita de Manoel Jacintho nas letras puxam o disco pra baixo. Conceitos como imunização racional; nação cósmica; supermundo racional acambam sendo irritantes. Mesmo assim, como nos outros álbuns da série, as letras não tiram o brilho de Racional 3. Tim Maia está com sua criatividade e sua voz no auge. 

Acompanhado da banda Seroma (antiga Vitória Régia; rebatizada à mando de Tim), o cantor vai do funk rock calibre grosso de ''You Gotta Be Racional'' à rumba africana ''Que Legal'', passando pela disco ''Lendo o Livro'' - que poderia ser um dos maiores hits de sua carreira, se não fosse as palavras sobre o tal livro Universo em Desencanto. Tudo isso sempre mantendo um bom nível e um sustentando um irresistível groove. 

Enfim, para este terceiro volume seguem as mesmas instruções dos dois primeiros: tente esquecer as letras e dê atenção à música. Assim você terá um encontro prazeroso com um ótimo álbum de black music feito pelo maior de seus representantes brasileiros em sua melhor forma.






Nota 7,5



Tracklist:

1. É Preciso Ler e Reler
2. I Am Rational
3. Lendo o Livro
4. Supermundo Racional
5. Nação Cósmica
6. Que Legal



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More