sábado, 10 de dezembro de 2011

Review: Destroyer - Kaputt

Por Gabriel Albuquerque

Líder criativo da banda indie The New Pornographs, o canadense Daniel Bejar já mantém uma carreira solo com o seu projeto Destroyer há 16 anos, mas que só veio a ser reconhecida, tanto pelo público quanto pela crítica, esse ano. O motivo é seu décimo e mais novo álbum: Kaputt.

Lançado em janeiro e carregado de influências de Brian Ferry e seu Roxy Music, Kaputt une batidas eletrônicas de sintetizadores, oriundos anos 1980, com o som do mais refinado do violão do saxofone. O sintético e o orgânico se juntam à voz mansa e arrastada de Daniel e criam uma atmosfera leve e delicada. Mas tudo é feito de modo natural, não cai nas armadilhas do pieguismo.

O álbum é construído em volta das melodias de soft rock, com algumas deliciosas nuances de jazzísticas. Se destacam o beat rock ''Savage Night At The Opera'' ''Chinatown'', ''Suicide Demo For Kara Walker'', ''Downtown'' e faixa título, Todas donas de uma beleza sublime sutil, mas que não tiram os pés do pop.

Mesmo que a voz de Bejar tenha papel principal em algumas das melhores faixas, o saxofone é que se sobressai. Tanto no standards em ''Suicide Demo'' quanto nos toques sutis, quase que imperceptíveis, de ''Blue Eyes'', o instrumento é que predomina e que define o clima suntuoso ao longo dos cinquenta minutos de som.

E ainda que todas sigam a linha do soft rock, as músicas tem uma personalidade diferente entre si, o que não transforma o álbum num pastiche, enquanto que as batidas eletrônicas, usadas moderadamente e com bom senso, impedem que Kaputt caia no abismo do tedioso - onde estão atualmente Bon Iver e Fleet Foxes.

Da abertura ''Chinatown'' até o encerramento com os onze minutos da épica ''Bay Of Pigs'', todas as faixas se transformam em predileta. Honesto e natural, a beleza de Kaputt está acima de qualquer hype passageiro. E assim permanecerá como uma pérola da música pop.



Nota 9,0:

Tracklist:
1. Chinatown
2. Blue Eyes
3. Savage Night At The Opera
4. Suicide Demo For Kara Walker
5. Poor In Love
6. Kaputt
7. Downtown
8. Song For America
9. Bay Of Pigs

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More