terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Álbum da Semana: The Psychedelic Sounds Of The 13th Floor Elevators - 13th Floor Elevators

Quando mais novo, Roky Erickson foi internado num hospício e tratado com eletrochoques, foi preso diversas vezes no Texas, onde morava, e deixava todos os televisores de sua casa ligados fora do ar, com a intenção de captar sons alienígenas. E ainda alegava ter sido abduzido por ET's diversas vezes. Então, o que esperar de uma banda comandada por um ser desses? Nada menos do que muita loucura.

O 13th Floor Elevators era considerado expoente máximo do garage rock sessentista, ao lado de bandas como Strawberry Alarm Clock e The Seeds. O gênero consistia em pegar o rhythm 'n' blues e executá-lo da forma mais extravagante possível, com altas doses de agressividade e muita criatividade. O lirismo da banda era concentrado em experiências astrais de ascensão espiritual, que provavelmente eram conseguidas depois de muita erva, além de viagens em discos voadores e outras coisas relacionadas a extraterrestres. Tommy Hall, o membro fundador da banda, usava uma epécie de jug elétrico que imitava sons de naves espaciais durate as músicas e isso amplicava ainda mais essa temática.

A banda chegou a fazer sucesso com o hit "You're Gonna Miss Me", que chegou a ficar em 3º lugar nas paradas daquele ano, mas o disco foi um verdadeiro fracasso de vendas. A banda, com muito esforço, ainda conseguiu lançar mais dois bons discos - no qual o êxito foi tão grande quanto o do primeiro - antes de desaparecer totalmente. Felizmente, o gênero seria devidamente apreciado anos mais tarde, servindo de influência para jovens como Johnny Rotten e Joey Ramone, e suas coletâneas e discos relançados venderam mais do que os seus vinis na década de 60. O grupo acabou tendo um reconhecimento tardio, porém, muito merecido.

Disco indispensável a qualquer amante do rock

Download


Tracklist:
1. You're Gonna Miss Me
2. Roller Coaster
3. Splash 1
4. Reverberation
5. Don't Fall Down
6. Fire Engine
7. Thru The Rhythm
8. You Don't Know (How Young You Are)
9. Kingdom Of Heaven
10. Monkey Island
11. Tried To Hide

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More