terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Review: Kaiser Chiefs - The Future Is Medieval


Por Gabriel Augusto

A banda surgiu no Reino Unido em 2003, sendo que os membros eram integrantes da banda Parva, que se formou em 1997. Antes era uma banda de garage rock. Fim da gravadora, imersão no mundo indie. Seu primeiro disco, Employment, de 2005, chegou ao segundo lugar das paradas britânicas tendo todos os méritos. O disco é muito bacana - quem não se lembra do hit “I Predict a Riot”? Confesso que foi o único disco deles que ouvi. Mas fiz questão de pelo menos ouvir os singles dos outros dois álbuns antes de falar do novo.

Teclado e sintetizador são peças fundamentais no som da banda. Isso também fica evidente no álbum. Os dois singles, “Little Shocks” e “Man On Mars”, soam bem eletrônicas. Porém, não encantam e nem cumprem a missão de fazer-nos dançar ou ao menos sacolejar. “When All is Quiet” começa bem, com uma melodia legal no piano, cambaleia um pouco, mas tem um bom refrão. “Can’t Mind My Own Business” é a melhor música do álbum, de longe. Conta com um arranjo bem estruturado, uma guitarra bem trabalhada, e até agora não entendo o fato de não ter sido single. E os destaques param por aí.

O álbum é uma grande supresa, no mal sentido, claro. Como a boa banda do primeiro disco se tornou tão razoavelmente insossa, capaz de acabar com o sorriso de qualquer criança que acabou de ganhar o presente dos sonhos? O que os fez entrar nessa fórmula monótona que deprime até marmota em plantação de cenoura?

De nada adiantou o lançamento em uma plataforma inovadora, que dá a oportunidade do comprador escolher as músicas que entram no disco, o design de capa e a ordem das músicas, além de ser vendido apenas em formato digital. Kaiser Chiefs foi muito bem sucedido em sua estratégia de venda. Mas até onde sei, o que mais importa em uma boa banda é a música.


Nota 6,5:


Tracklist:


01 – Back In December
02 – Can’t Mind My Own Business
03 – Child Of The Jago
04 – Coming Up For Air
05 – Cousin In The Bronx
06 – Dead Or In Serious Trouble
07 – Fly On The Wall
08 – Heard It Break
09 – I Dare You
10 – If You Will Have Me
11 – Little Shocks
12 – Long Way From Celebrating
13 – Man On Mars
14 – My Place Is Here
15 – Out Of Focus
16 – Problem Solved
17 – Saying Something
18 – Starts With Nothing
19 – Things Change
20 – When All Is Quiet



1 comentários:

Disco chateante. Até tive dor de cabeça escrevendo sobre ele.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More