terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Lendário saxofonista, Sam Rivers falece aos 88 anos



Sam Rivers, influente saxofonista de jazz, faleceu na última segunda-feira (26/12) aos 88 anos de idade, em Orlando, nos Estados Unidos. A morte foi confirmada hoje (27/12) por sua filha, Monique Rivers Williams, e segundo ela, Sam Rivers morreu de pneumonia.

Rivers ganhou grande destaque no meio musical especialmente entre as décadas de 60 e 80. O músico, que se apresenta desde os 13 anos de idade, já trabalhou com outros nomes emblemáticos do Jazz como Miles Davis, Tony Williams e Dizzy Gillespie. Apesar de suas raízes no bebop, o músico sempre se aventurou pelo free jazz e por veias mais experimentais do gênero. Rivers era um multi-instrumentista talentoso, tendo gravado várias composições com instrumentos como piano, clarinete e flauta.

Na década de 70, Sam Rivers e sua esposa, Bea, inauguraram em Nova York o Studio Rivbea, um loft para performances jazzísticas. Esse tipo de loft era bastante comum na época e teve importante papel no desenvolvimento do jazz, sendo o Studio Rivbea um dos mais famosos.

"A música era sua vida, música é o que o manteve vivo", disse sua filha, Monique Rivers Williams. "Meu pai, aos meus olhos, estava sempre de férias. Ele costumava me dizer: 'Eu estou trabalhando, mas estou amando cada minuto disso.' Aposentadoria não estava em seu vocabulário. 'Por que temos esta palavra?', ele costumava me perguntar,' não deveria haver tal coisa '."

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More