quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Álbum da Semana: Dirt Box - Blackwater Park

Blackwater Park foi uma banda alemã de hard/prog rock formada na década de 1970, e é mais uma daquelas "bandas de um disco só". E literalmente, a banda tem apenas um disco lançado, Dirt Box, de 1972. Assim que se ouve esse álbum, a primeira coisa que vem à cabeça é o quanto é difícil imaginar o motivo que fez essa banda gravar apenas um álbum, e também o motivo dele não ter alcançado a popularidade que poderia ter, tamanha a qualidade e brilho do seu trabalho.

O som da banda - que era formada pelo inglês Ritchie Routledge (vocal) e pelos alemães Michael Fechner (guitarra), Andreas "Scholli" Scholz (baixo e teclados), Norbert Kagelmann (bateria) e Wolfgang Rumler (guitarra) - é mais voltado para o hard rock, um "heavy blues", dando mais ênfase para as guitarras, com riffs marcantes, mas também conta com belas passagens de hammonds, mas nada exagerado ou com muita pomposidade, e conta com um vocalista que diferencia-se um pouco do das bandas contemporâneas, pelo seu timbre de voz mais grave e bonito. Tudo aliado a muito virtuosismo e bastante entrosamento.

O disco tem 7 faixas, todas com altíssima qualidade, mas os destaques vão para Mental Block, que tem uma introdução de teclado e guitarra que lembra um pouco o som do Atomic Rooster; Roundabout, que não é um cover do Yes, mas também é excelente, com um riff de guitarra que fica na cabeça; Indian Summer, que mostra o entrosamento da banda, é bem pesada e tem um toque psicodélico; Rock Song que é a melhor faixa do disco e pode até ser considerada um dos clássicos do estilo, tem solos de guitarra excelentes e passeia por vários estilos, mostrando todo o virtuosismo da banda, com passagens que lembram desde Black Sabbath a até o psicodelismo do final dos anos 60. E também tem um cover dos Beatles, For No One, que foi completamente adaptada ao som da banda. A canção, que era uma balada com destaque no piano, se tranformou num hard rock puro, muito mais pesada e forte, realmente um ótimo cover e bastante original.

O disco tem uma qualidade muito acima da média das bandas da época, é triste que a banda tenha lançado apenas um disco. Quem ouve esse álbum fica com a certeza que a banda tinha uma boa carreira para seguir. Pra quem gosta de um bom hard rock progressivo, é indispensável dar uma conferida neste disco.

Tracklist:

1 - Mental Block
2 - Roundabout
3 - One's Life
4 - Indian Summer
5 - Dirty Face
6 - Rock Song
7 - For No One

DOWNLOAD


Para baixar este discaço, tem que ser cadastrado no Forum Metal Is The Law. Registre-se e, além de baixar o disco, poderá debater sobre rock, jazz blues e heavy metal em geral.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More