terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Phosphene Dream - The Black Angels [Review]

The Black Angels é uma banda norte americana, do Texas para ser mais preciso. Só de olhar para capa de Phosphene Dream, ao lado, você já sabe. Essa banda é diferente. Não é o Country, estilo que domina a região desde seu surgimento, na décade de 1940.

As influências da banda são nítidas. Bandas de Rock psicodélico de 1967. Entre elas, 13 Floor Elevators e Velvet Underground; tanto que o nome da banda foi retirado de uma canção deste último, a clássica The Black Angel Death Song. O logo da banda também é inspirado no VU. É uma imagem em efeito negativo da atriz alemã ninfomaníaca, Nico, que foi integrante do Velvet Underground e depois aventurou-se numa carreira solo.

Phosphene Dream é o primeiro disco da banda sem Jennifer Raines, que tocava máquina de drome e teclados; sendo substiuída pelo multi instrumentista Alex Maas. Essa mudança não afetou o grupo, que teve o seu segundo disco na posição 50º do top 200 da Bilboard. O que é muito, considerando o tipo de música que a banda faz.

O álbum soa aspero e ruidoso (lembre das influências da banda). Inversões nas velocidades do andamento são constante, tendo como exemplo mais simbólico a faixa inicial Bad Vibrations. O disco é 100% dissonante. Haunting at 1300 McKinley, River Of Blood e Entrance Song são, talvez, os maiores expoentes nesse aspecto. True Believers é o tema mais alucinógeno do disco, com instrumentos incomuns a música da década atual, a faixa traz uma sensação quase que indescritível, ousaria dizer que é capaz de lhe deixar num estado de extase, um transe. Algumas canções calçadas no Rock não tão experimental também marcam presença, como Thelephone, onde a guitarra arrebatadora ganha seu espaço e Sunday Afternoon, uma resposta frenética a bonitinha Sunday Morning, do já citado, Velvet Undergound.

Mesmo sendo enraizado na segunda metade da década de 1960, a banda tem vida própria. Phosphene Dream é um rígido e bem trabalhado. Seu trabalho é competente, sem transformar-se em mais uma cópia saudosista. Espero, anciosamente, por mais lançamentos desse quinteto junkie, de som sujo que sabe experimentar e ousar como os maiores conjuntos do estilo, na década mais importante do Rock.

Para você não perder tempo procurando, deixo o link do download, mas lembre-se, é necessário ser cadastrado no fórum Metal Is The Law. Aproveite e participe do fórum debatendo sobre bandas e disos de Rock, Metal, Jazz e Blues!

Download


Tracklist:


1. Bad Vibrations
2. Haunting at 1300 McKinley
3. Yellow Elevator #2
4. Sunday Afternoon
5. River of Blood
6. Entrance Song
7. Phosphene Dream
8. True Believers
9. Telephone
10. The Sniper

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More