segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dirty Side Down - Widespread Panic [Review]

Com 24 anos de vida, os americanos do Widespread Panic permanecem desconhecidos em terras tupiniquins, mas tendo o seu trabalho conhecido e adorado pelos americanos, que acompanham atenciosamente cada passo da banda.

O grupo faz uma mistura de country, southern rock e blues rock, e no seu som sentimos os reflexos de bandas como Allman Brothers Band, Creedence Clearwater Revival, Greatful Dead e Lynyrd Skynyrd, diferenciando-se pelo seu formato mais descontraído e um pouco mais leve.

Dirty Side Down é décimo primeiro disco da banda, e seguindo o exemplo dos últimos quatro álbuns, foi lançado pela própria gravadora da banda, Widespread Records, que vem põe os trabalhos da banda no mercado desde 2001.

As duas primeiras faixas, Saint Ex e North, com melodias revigorantes e refrões que levantam até defunto, servem sinopse de todo o álbum. Mesmo assim, a instrumental tímida, St. Louis, é a cereja da torta. As baladas conduzidas no violão This Cruel Thing e When You Coming Home são simpáticas e bem-vindas. As vitrines country, Shut Up and Drive e Clinic Cynic, e o fundamental rock do sul dos EUA em True To My Nature, Visiting Day e Cotton Was King, comprovam as fontes de inspiração e os ídolos do conjunto citadas no começo do texto.

Dirty Side Down é a prova viva da importância e influência do southern rock setentista. Singelo, beirando a ingenuidade, o play encanta a todos na primeira audição. Não é difícil imaginar porque ele está em 75% das listas de melhores de 2010 postadas até agora. Essencial é eufemismo!


Tracklist:

1. Saint Ex
2. North
3. Dirty Side Down
4. This Cruel Thing
5. Visiting Day
6. Clinic Cynic
7. St. Louis
8. Shut Up and Drive
9. True to My Nature
10. When You Coming Home
11. Jaded Tourist
12. Cotton Was King

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More