sábado, 11 de dezembro de 2010

Valleys Of Neptune - Jimi Hendrix [Review]

Jimi Hendrix é, sem dúvidas, um dos maiores músicos de todos os tempos. Em 27 anos de vida, lançou 3 discos de estúdio e foi ídolo de toda uma geração. O guitarrista se foi em setembro de 1970. Seu corpo não está mais entre nós, mas Hendrix compunha tantas músicas e participava de tantos shows, que até hoje, mais de 40 anos após a sua morte, ainda há material ainda não publicado do artista.

Depois de sua morte, muitos bootlegs de baxíssima qualidade sonora foram lançados. Depois de alguns anos, a família do músico conseguiu obter o controle sobre a obra de Hendrix, e lançou discos póstumos excelente, como o First Rays Of The Rising Sun.

Esse ano, a empresa que controla a música de Hendrix, chefiada pelo seu pai Al e sua meia irmã Janie Hendrix, fechou um contrato com a Sony Music, que consta com o relançamento dos 3 discos do Jimi Hendrix Experience em CD digipack mais um mini documentário em DVD e venda das músicas e discos do guitarrista pelo Itunes, em formato digital, para se criar o jogo de vídeo game Rockband do artista. Além disso, o lançamento de Valleys Of Neptune

O álbum não traz nenhuma música realmente inédita. Muitas estavam em qualidade baixa, em bootlegs como o já foram citados, outras são versões alternativas de músicas já conhecidas entre admiradores e fãs de Hendrix, como Stone Free, com um solo alternativo e backing vocals um pouco diferente da versão original e Fire, com algumas conduções e viradas diferentes que onde o talento de Mitch Mitchell transborda ainda mais.

Desenho original de Valleys Of Neptune por Jimi Hendrix. Note que ela está no fundo da capa azul que foi lançada.

O blues presente no disco se sobresai em faixas como Red House, a apocalítica Bleeding Heart, Lover Man, a instrumental cheia de mudanças de andamento, Crying Blue Rain, que encerra o álbum e na assombrosa Hear My Train´ A  Comin´, com um solo pesado e agressivo do guitarrista. Outra música assombrosa é Sunshine Of Your Love, que difere da original do Cream por ser instrumental, e com um pequeno improviso do meio para o fim, uma das especialidades de Jimi. 

A faixa título inicia-se com uma condução na bateria de Mitchell, dando um aspecto ambiental a canção, que segue com a voz e guitarra de Hendrix cobrindo tudo, aliado de constantes golpes no baixo de Noel Reading. Um rock de harmonia e refrão fácil, assim como Mr. Bad Luck. 

Valleys Of Neptune não traz nenhum material inédito. Mas sua qualidade sonora é soberba. Versões geniais, solos arrebatadores e improvisos que nos remetem aos shows do festival de Woodstock e Monterrey Pop Festival. A memória de Jimi Hendrix cresce com discos bem tratados como esse. Ainda existe muito material do guitarrista. Espero que eles sejam lançados com o mesmo cuidado desse lançamento. Refinamento é essencial para a obra do maior guitarrista do rock. 


Tracklist:


1. Stone Free
2. Valleys of Neptune
3. Bleeding Heart
4. Hear My Train A Comin
5. Mr. Bad Luck
6. Sunshine of Your Love
7. Lover Man
8. Ships Passing Trought the Night
9. Fire
10. Red House
11. Lullaby for the Summer
12. Crying the Blue Rain

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More