domingo, 12 de dezembro de 2010

John McLaughlin & The 4th Dimension - To The One [Review]



Em 2007 o famoso guitarrista John McLaughlin formou seu mais novo quarteto de Jazz, chamado The 4th Dimension. O grupo chegou a lançar alguns materiais, porém todos se tratavam gravações ao vivo. Somente este ano foi lançado o primeiro álbum a registrar toda a arte do grupo em estúdio, intitulado To The One.

McLaughlin citou o álbum A Love Supreme, de John Coltrane, como a principal fonte de inspiração para To The One. Provavelmente o álbum After Rain veio à cabeça de muitos por já conter um tributo de McLaughlin à Coltrane, porém em After Rain as influências estavam muito mais diretas, em To The One tudo é feito de uma maneira mais individual e ainda mais apaixonada.

São ao todo seis músicas que resultam em cerca de 40 minutos de duração, assim como um velho disco de vinil. As canções funcionam bastante em cima das estruturas modais de Coltrane dando mais complexidade rítmica e harmônica, sempre com McLaughlin abusando novamente de seu rápido fraseado e da capacidade de criar excelentes e profundas melodias ampliando ainda mais as áreas musicais abrangidas. A parte rítmica é formidável com Mark Mondesir (baterista principal) roubando a cena em alguns momentos e o estreante baixista camaronês, Etienne M'Bappé, se mostrando bastante competende e maduro criando grooves de jazz-funk perfeitos para a improvisação de John McLaughlin. Gary Husband ainda executa ótimos solos de piano e também atua como baterista/percussionista adicional em algumas faixas e como baterista principal nas duas últimas.

Graças à enorme capacidade musical e química entre os músicos, além é claro da influência musical e espiritual de Coltrane que McLaughlin tanto atribui à este trabalho, To The One é um dos trabalhos mais significantes do guitarrista nos últimos anos, podendo sem medo ser apontado como o melhor álbum do músico na última década. Altamente recomendado!

Tracklist:
1. Discovery
2. Special Beings
3. The Fine Line
4. Lost And Found
5. Recovery
6. To The One
_________________________________
Não deixe de participar do Forum Metal Is The Law para debater sobre tudo relacionado ao rock, jazz, blues e heavy metal em geral.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More