terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Álbum da Semana: Dickey Betts & Great Southern - Dickey Betts & Great Southern

O guitarrista Dickey Betts é conhecido entre os mais aprofundados no rock americano, mas, surpreendenmente, nem sempre é lembrado como merece. O músico foi um dos fundadores do Allman Brothers Band, ao lado de Duane Allman, e era um dos principais responsáveis pelo som construído pela banda, tornando-se o líder "não-oficial" dela depois da morte de Duane em 1971 e compondo músicas como "Ramblin' Man" e "Jessica", sucessos comerciais que alavancaram as vendas Brothers and Sisters, o disco mais vendido do quinteto sulista.

Mas, então, os conflitos de ego e personalidade, fatal para qualquer banda de rock, começaram a aparecer e diversas brigas aconteceram, ocasionadas, principalmente, pelo uso de álcool e drogas. Esses conflitos resultaram no irregular Win, Lose or Draw, de 1975, último disco de Betts com o ABB. A sepação ocorreu em 1976, depois de Gregg Allman, preso por posse de drogas, concordar em testemunhar contra John "Scooter" Herring, amigo e empresário da banda, além de responsável por fornecer as drogas para os integrantes. Os demais membros consideraram isso uma traição e resolveram abandonar o barco. Chuck Leavell, Johanny Johanson e Lamar Williams formaram o Sea Level, e Dickey Betts, que já havia lançado o solo Highway Call em 1974, formou a Great Southern.

A Dickey Betts & Great Southern debutou em 1977 com um disco autointulado. Nele, Betts tenta capturar a pureza e a liberdade do southern country tradicional, combinando-a com o blues-rock da Allman Brothers Band, fazendo-o de forma muito bem-sucedida. Guitarras slide e linhas de baixo funkeadas à la New Orleans permeam por todo o álbum, mas grande parte da sonoridade alcançada se deve a gaita de Topper Price, que amplifica muito o clima solto do country em vários momentos.

Os destaques do disco vão para todas a faixas. Desde os primeiros slides de "Out To Get Me" até os últimos acordes de "Bougainvillea", seja a música mais animada ou mais lenta, o disco transmite uma sensação nostálgica latente de Betts, com convicções bem arraigadas. Ela é absorvida até mesmo para quem não é velho o suficiente para sentir saudade do bom e velho country rock e talvez até para quem nunca tenha ouvido o gênero. Em qualquer dos casos, vale muito a pena ouvir este discaço.

Download

Trackslist:
1. Out to Get Me
2. Run Gypsy Run
3. Sweet Virginia
4. The Way Love Goes
5. Nothing You Can Do
6. California Blues
7. Bougainvillea

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More