quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Classic Tracks: ‘Redemption Song’

Por Gabriel Albuquerque

Dizem que quando um cisne sente que a morte está próxima, ele emite um canto belo canto melodioso, o famoso ‘’canto do cisne’’. Em 1979, Bob Marley já fora diagnosticado com o câncer que tiraria sua vida no ano seguinte. E, como conta sua esposa, ‘’secretamente afundado em fortes dores’’, compôs ‘’Redemption Song’’ - o seu canto do cisne.

Marley já havia gravado uma versão da música ao lado de toda a sua banda, o Wailers. Mas aceitou a sugestão do presidente da Island Records, Chris Blackwell, e tocou-a em uma versão acústica, acompanhado apenas pelo violão, transformando-a em um sublime lamento folk. Um estilo inédito em sua obra, passando longe das batidas pesadas do reggae que fizeram seu nome.

Inspirado pelos escritos do orador Marcus Garvey, Marley compôs uma letra suntuosa sobre a escravidão, tanto mental quanto física. E com paixão e serenidade, convoca: ‘’Libertem-se da escravidão mental. Ninguém além de nós pode libertar nosso espírito’’.

‘’Redemption Song’’ nunca foi um grande sucesso nas paradas – não entrou nem no Top 100 da Inglaterra. Mas hoje é a canção que melhor sintetiza, em pouco mais de três minutos, todo o espírito pacifista de Bob Marley. A última faixa de seu último disco, a última música que ele tocou ao vivo: ‘’Redemption Song’’ é sua última mensagem ao mundo. Seu inesquecível epitáfio. Afinal de contas, só nos restam essas canções de redenção.

1 comentários:

Gostei do post, não sabia dessa música...

Um abraço e parabéns pelo ótimo trabalho que estão fazendo

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More