domingo, 26 de fevereiro de 2012

Review: Steven Wilson - Grace For Drowning

Por Rodrigo Luiz

Os gênios são poucos atualmente no mundo da música, e para alguns até inexistentes. Jim Morrison ainda levanta dúvidas em relação à sua poesia, que, para alguns, é genial, e para outros, são completamente desprovidas de sentido. Não existe critério eficiente para definir a genialidade ou não de um músico, ela varia de acordo com a opinião e o gosto de cada pessoa, pois cada um absorve de maneira diferente as sensações que uma música pode transmitir. Mas, diante deste disco, é muito difícil resistir e não usar este adjetivo, mesmo sendo tão relativo. Pelo menos por Grace For Drowning, Steven Wilson merece o título de gênio. Nunca deixando de surpreender, seja nos seus trabalhos com o Porcupine Tree, No-Man ou Blackfield, o músico mais uma vez desbrava novas fronteiras musicais e nos leva á uma verdadeira "jornada sonora", como ele mesmo gosta de dizer.

Grace For Drowning é um disco duplo, o seu segundo solo, e conta com diversas participações especiais: Steve Hackett, ex-Genesis; Tony Levin, Pat Mastelotto e Trey Gunn, do King Crimson; Theo Travis, da banda francesa de jazz-rock Gong e o tecladista Jordan Rudess, do Dream Theater. Um grupo que garante um instrunmental tecnicamente perfeito, com o qual Steve compartilha diversas influências setentistas progressivas e dá uma boa margem criativa. Mas apesar dessas influências, Steven conduz o grupo buscando o tempo todo se despregar da sonoridade do prog setentista, passeando por diferentes gêneros e mostrando um apurado nível de experimentação, combinando elementos diversos de forma inventiva e natural.

Na primeira parte do disco, as sonoridades variam bastante entre o jazz e o prog rock tradicional, como na faixa-título "Grace For Drowning", na belíssima "Deform To Form a Star" e na bucólica "Postcard". "Deform To Form a Star" e "Remainder Of The Black Dog" trazem características já conhecidas nos trabalhos de Steven com o Porcupine Tree. A primeira com um intrumental semi-acústico, mas consistente e com uma atmosfera bem envolvente e a segunda com experimentações jazzísticas que lembram um pouco a sonoridade de Heritage, do Opeth, que Steven produziu. E ainda possui solos geniais de sax. "Sectarian" lembra o King Crimson em alguns momentos, com uma atmosfera hipnotizante e quase corrosiva. Nela ainda cabe espaço para algumas experimentações eletrônicas, que são encontradas aos montes em "No Part Of Me", que possui melodias inconstantes e até palmas ao fundo, formando um clima totalmente avant-garde. Esse clima ainda é intensificado por um solo descontrolado de sax distorcido.

A segunda parte abre com "Belle De Jour", um singelo tema acústico. "Index" e "Track One" são bem fragmentadas, bastante experimentais, com muitos elementos eletrônicos. A primeira beira ao trip-hop, enquanto a segunda é tomada por um clima totalmente sinistro depois de um início introspetivo no violão. Até aqui o disco já é impressionante, mas quando "Raider II" começa a tocar, parece que tudo que se ouve até a décima faixa é apenas uma lenta preparação para esta. Uma introdução sombria e grave no piano dá um tom misterioso, seguidos por um riff de guitarra também grave em meio a coros épicos. A flauta começa a ser ouvida e rapidamente toma conta da música, num longo solo jazzístico. Uma quebrada no ritmo seguido por uma passagem caótica e pesada e novamente temos um clima anestesiante de total mistério, pelo menos até os 18 minutos, quando baixo e saxofone explodem num clima épico e cheio de tensão. A música termina em completa calmaria enquanto você se pergunta o que acabou de acontecer. "Like Dust I Have Cleared From My Eye” fecha esta obra com acordes simples e delicados, na mais perfeita paz. Um descanso para os ouvidos.

Grace For Drowning é simplesmente deslumbrante, um prato cheio para os proggers, mas qualquer pessoa que goste de música deveria dar pelo menos uma chance à ele. Ele é longo e cheio de pormenores, mas suas atmosferas são tão envolventes que a longa duração só intensifica o clima de viagem total. Talvez seja subjetivo demais, não tenha sentido algum, mas isso pouco importa. Dê play, feche os olhos e se deixe levar, é tudo que este disco pede.


Nota 10

Tracklist:
Disco 1
1. Grace for Drowning
2. Sectarian
3. Deform to Form a Star
4. No Part of Me
5. Postcard
6. Raider Prelude
7. Remainder the Black Dog

Disc 2
1. Belle de Jour
2. Index
3. Track One
4. Raider II
5. Like Dust I Have Cleared From My Eye

3 comentários:

Resenha saiu um pouco (muito) tarde, mas enfim... dos quatro redatores, três pusera ele em primeiro, e um pôs em segundo. Achei que ainda fosse importante ter a resenha dele aqui. Tá aí...

''Jim Morrison ainda levanta dúvidas quanto sua poesia'' - indireta é coisa de fresco.

kkkkkkkk

Não foi indireta, ele realmente levanta dúvidas. Faço parte do grupo que acha as poesias dele meio furadas, mas tem muita gente que acha ele genial.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More