terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Review: Van Halen - A Different Kind Of Truth


Por Pedro Kirsten

Após 28 anos de espera, eis que o Van Halen finalmente entra em estúdio com David Lee Roth novamente. Na última vez que isso aconteceu, a banda presenteava os fãs com clássicos como Hot For Teacher, Jump e Panama, no álbum “1984”. Como já era de se esperar, o falatório em cima de “A Different Kind Of Truth” foi grande desde os primeiros boatos que a trupe de Eddie Van Halen estaria trabalhando em um novo álbum, e sempre levantava as mesmas questões: “o sucessor do famigerado ‘Van Halen III’ (1998) conseguiria resgatar o que o Van Halen tem de melhor?”, “Conseguiria ‘A Different Kind Of Truth’ equiparar-se com a qualidade dos álbuns clássicos lançados com Roth nos vocais?”. A resposta para estas perguntas, por incrível que pareça, é “sim”. 

“A Different Kind Of Truth” é a volta do Van Halen em grande estilo. Todos os principais atributos que consagraram a banda no início da carreira estão presentes. Muitos poderão argumentar que o feito se deve ao fato de que parte do material contido no álbum é um reaproveitamento de demos antigas, como é o caso de Tattoo, que é baseada na estrutura de Down In Flames, gravada em 1976. Isso não retira de forma alguma o mérito de “A Different Kind Of Truth”, afinal, a autoria é da própria banda e pouco importa a época em que o material foi composto se o mesmo for de qualidade. Além disso, estas demos eram conhecidas em sua grande maioria apenas pelos fãs mais hardcores da banda e colecionadores de bootlegs. Nada soa requentado, muito pelo contrário, o disco possui um clima revigorante do começo ao fim. 

Não há baladas, teclados, nem qualquer tipo de firula. “A Different Kind Of Truth” é o hard rock em sua forma mais visceral, direta, precisa e cativante. O álbum abre com o single Tattoo, que dividiu a opinião dos fãs em seu lançamento. A faixa se destaca pelo seu pré-refrão melódico e pelo excelente solo de Eddie Van Halen, porém não é a música mais impactante para abrir o disco (She’s The Woman e China Town seriam boas escolhas). Independentemente de sua qualidade, Tattoo pouco diz sobre o álbum como um todo e é fato que sua recepção pouco calorosa por grande parte do público pode ter afastado alguns ouvintes do restante do disco. 

O play dá sua verdadeira cara a partir da segunda faixa, She’s The Woman, trazendo o hard rock que caracterizou a banda durante seus primeiros álbuns e com a típica canastrice de David Lee Roth. E por falar nos primeiros álbuns, não há como ouvir Stay Frosty sem que o cover de Ice Cream Man, presente no debut da banda, venha à cabeça. 

“A Different Kind Of Truth” é um disco com dinâmicas muito bem balanceadas, quem busca algo mais pesado certamente não se decepcionará, pois há espaço para faixas mais agressivas, beirando o heavy metal, como o petardo Bullethead e a veloz China Town

O lado AOR da banda também não é deixado de fora, aparecendo, mesmo que com certa discrição, em dois dos melhores momentos do álbum: o primeiro é You And Your Blues, um dos momentos mais singulares e melodiosos no disco, apresentando também um belo desempenho vocal de Roth. O segundo é Blood And Fire, candidata a single, que começa lenta, com uma introdução de guitarra quase sem distorção, e vai crescendo aos poucos até chegar a seu ápice durante o solo de Eddie. 

Outros destaques ficam a cargo do frenesi de Outta Space, com um riff matador, e a cadenciada Big River, também candidata a ser tornar o próximo single da banda. 

“A Different Kind Of Truth” é o primeiro álbum de estúdio do Van Halen a contar com o jovem baixista Wolfgang Van Halen, filho de Eddie Van Halen. Muito se questionava a respeito da falta que Michael Anthony faria à banda, porém o trabalho foi tão competente que nada há de se contestar. O timbre do baixo está bastante encorpado e os grooves incorporam-se com naturalidade na percussão agressiva e onipresente de Alex Van Halen, uma das marcas registradas da banda. Honeybabysweetiedoll é modelo disto, e ainda conta com um riff que nos remete à Gates Of Babylon, do Rainbow. Os backing vocals de Anthony não fizeram a falta gritante que muitos imaginavam, ao menos nas novas composições. 

“A Diffent Kind Of Truth” mostra o Van Halen em plena forma e afiadíssimo, demonstrando que mesmo após 40 anos de carreira a banda pode sim lançar discos dignos e representativos em sua discografia. Este é o álbum que todos queriam ouvir, mas que muitos duvidavam se a banda realmente seria capaz de lançá-lo.


Nota: 9


Tracklist:
01. Tattoo
02. She's the Woman
03. You and Your Blues
04. China Town
05. Blood and Fire
06. Bullethead
07. As Is
08. Honeybabysweetiedoll
09. The Trouble With Never
10. Outta Space
11. Stay Frosty
12. Big River
13. Beats Workin'

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More