terça-feira, 19 de abril de 2011

Álbum da Semana: Cactus - Cactus

Com o fim do Vanilla Fudge, o baixista Tim Bogert e o baterista Carmine Appice foram contratados por Jeff Beck para formar um supergrupo ao lado de Rod Stewart. Contudo, Beck sofreu um grave acidentente de carro e teve que ficar sem tocar por um tempo. Para não ficarem parados, Bogert e Appice resolveram formar o Cactus, que ainda contava com Rusty Day (que já havia tocado na banda do guitarrista Ted Nugent, The Amboy Dukes) nos vocais e Jim McCarty na guitarra.

O Cactus mesclava o hard rock pesado, à la Led Zeppelin, MC5, Sir Lord Baltimore, com elementos do blues. You Can´t Judge A Book By The Cover denota essa característica: um blues de Willie Dixon, que também foi regravado pelos Yardbirds, em um arranjo se reveza entre verdadeiros golpes de ataque na guitarra e um som suingado da gaita de Rusty Day. Apertar o play de Cactus é como acender o pavio de uma bomba: Parchman Farm é um rock veloz, que ameaça explodir, até que os primeiros acordes da balada de refrão grudento, My Lady From South Of Detroit, soam nas caixas de som.

E com uma das cozinhas mais respeitadas e competentes até os dias atuais, já era de se esperar um solo de baixo e/ou bateria; e eles acontecem justamente no final do álbum, em Oleo e Feel So Good. O blues de No Need To Worry, Let Me Swin e seu excelente gancho e Bro. Bill, com uma ótima harmonia na gaita e uma letra que fala sobre a morte de um amigo traficante de Rusty Day completam a tracklist de uma das melhores estréias do rock e referência e marco absoluto dos primeiros anos da música pesada, harmonizando os extremos de uma guitarra com uma harmonia cheia de groove de uma gaita e do blues, tudo isso de forma tão natural e espontânea que dá a impressão de que o quarteto estava apenas fazendo uma brincadeira.

Tracklist:

1. Parchman Farm (3:07)
2. My Lady From South Of Detroit (4:26)
3. Bro. Bill (5:12)
4. You Can’t Judge A Book By The (6:31)
5. Let Me Swin (3:51)
6. No Need To Worry (6:14)
7. Oleo (4:51)
8. Feel So Good (6:04)

DOWNLOAD

Para baixar os álbuns da semana é necessário ser cadastro no nosso fórum, onde você pode debater sobre todos os assuntos do rock, metal, blues e jazz.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More