sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ozzy Osbourne (Gigantinho, Porto Alegre, 30/03/11)


Por Pedro Kirsten 

Com os ingressos esgotados, a primeira das cinco apresentações de Ozzy Osbourne no Brasil levou mais de 12 mil fãs ao Ginásio Gigantinho em Porto Alegre, na última quarta-feira (30). Os shows fazem parte da turnê de divulgação do álbum mais recente do cantor, "Scream", lançado no ano passado.

Quase no mesmo horário, o time do Internacional enfrentava o Jorge Wilstermann pela Taça Libertadores, gerando um contraste na entrada entre os uniformes vermelhos dos torcedores colorados e as roupas pretas dos headbangers, já que o Gigantinho faz parte do complexo do Estádio Beira-Rio e se localiza apenas a alguns metros do mesmo.

Após o show de abertura do Gunport, o Madman, como também é conhecido, subiu ao palco pontualmente às 21:00 horas ao lado de sua banda para abrir o show com um clássico: Bark At The Moon. Com uma produção reduzida em relação aos shows mais recentes na América do Norte, o palco não contava com o telão gigante ao fundo, efeitos pirotécnicos e o vídeo de abertura ao qual Ozzy satiriza vários filmes famosos, porém estes detalhes não chegaram nem perto de fazerem falta. Ainda na primeira música, um torcedor jogou uma bandeira do Grêmio ao palco e Ozzy a vestiu como uma capa por alguns segundos, em pleno ginásio do arqui-rival. Para aumentar ainda mais a irá dos torcedores colorados, o músico ainda ignorou uma bandeira do Inter arremessada ao palco mais tarde. A provocação, provavelmente involuntária, vem sendo bastante comentada em diversos veículos de comunicação.

Apesar de ser uma turnê para a divulgação de "Scream", apenas uma música do álbum foi tocada, Let Me Hear You Scream. Daí em diante foram apenas clássicos, iniciando com uma dobradinha do álbum "Blizzard Of Ozz" para deixar qualquer fã louco: Mr. Crowley e I Don't Know.

Fairies Wear Boots foi a primeira música do Black Sabbath da noite, seguida de Suicide Solution. Road to Nowhere veio para dar uma acalmada no público antes do lugar ir abaixo com mais um clássico do Black Sabbath, War Pigs.

Shot In The Dark, do álbum "The Ultimate Sin" foi muito bem recebida. Na sequência foi a vez do guitarrista grego, Gus G., mostrar porque foi escolhido como o novo guitarrista de Ozzy em um solo virtuoso emendado com a instrumental Rat Salad, que ainda deu espaço para um longo solo de bateria de Tommy Clufetos, sempre chamando atenção com seus movimentos exagerados. Esta foi a única música do Sabbath tocada em que Adam Wakeman, filho do lendário Rick Wakeman, não abandonou os teclados para tocar a guitarra base. Rob "Blasko" também se mostrou um ótimo baixista e com uma enorme presença de palco, assim como todos da banda.

O clássico absoluto, Iron Man, teve seu riff cantado em coro pelos fãs, assim como os refrões das duas músicas que encerraram o set principal, I Don't Want to Change The World e Crazy Train. Rapidamente os músicos retornaram ao palco para a balada Mama I'm Coming Home e a insana Paranoid para encerrar a apresentação. O setlist foi o mesmo dos últimos shows da turnê e para a tristeza de muitos, deixou No More Tears de fora.


Aqueles que foram esperando um show de um velho roqueiro sem fôlego e estático no palco se surpreenderam ao verem Ozzy indo de um lado para o outro, pulando, jogando baldes de água e jatos de espuma no público, sempre muito carismático e interagindo com os fãs, seja atiçando-os ao puxar coros de "olê, olê, Ozzy, Ozzy" ou brincando com os morcegos de plástico que eram jogados no palco. É fato para todos que sua performance vocal não é das melhores, porém não houveram falhas absurdas e ninguém parecia ligar muito para isso, todos se preocupavam apenas em aproveitar o show de uma das figuras mais emblemáticas do Heavy Metal. A banda foi um show a parte e Gus G., estreante em solo brasileiro com Ozzy, foi muito bem recebido pelo público que também comemorava e cantava cada clássico que era tocado. Sem dúvidas um show memorável. Resta agora vermos se Ozzy cumprirá a promessa feita em Porto Alegre e voltará no ano que vem.

Setlist:
1. Bark At The Moon
2. Let Me Hear You Scream
3. Mr. Crowley
4. I Don't Know
5. Fairies Wear Boots
6. Suicide Solution
7. Road To Nowhere
8. War Pigs
9. Shot In The Dark
10. Rat Salad
11. Iron Man
12. I Don't Want To Change The World
13. Crazy Train
-------------------------------------------------
14. Mama I'm Coming Home
15. Paranoid


Fotos: Divulgação/By Paz Fotos
_____________________________________
Não deixe de participar do Forum Metal Is The Law!

1 comentários:

Muito legal a sua resenha do show do Ozzy. Esse set list está fantástico... soh classicos! Curti seu blog,se vc quiser/puder dê uma olhada no em que escrevo (o blog está apenas começando)! Abraços!!! metalopole.blogspot.com

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More