sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dez anos sem Joey Ramone

Os Ramones revolucionaram a música na década de 1970. Seu som visceral tocado numa velocidade mais rápida do que todos conheciam e a simplicidade em contraste com letras pesadas e críticas marcaram a hisória do rock para sempre, sendo os pioneiros do que viria a chamar-se punk num futuro próximo. As apresentações da banda são lendárias, e suas emblemáticas frases, até hoje sem sentido algum, como ''Gabba Gabba Hey'' e a lendária ''Hey Oh Let´s Go'', da música Blitzrieg Bop, estampam camisetas em todas as partes do mundo.

Jeffrey Ross Hyman, mais conhecido como Joey Ramone, foi o mais emblemático dos integrantes. Dois metros de altura, cabelos que muitas vezes cobriam o rosto, forte como um palito de dente e, segundo Leigh, seu irmão, portador da Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), isolado e cheio de problemas familiares. Tudo isso desaparecia no momento em que Joey pisava seus no palco; ele era a personificação das raízes do rock, um som simples, cru e direto.

Em 2001 o vocalista faleceu no Presbyterian Hospital, em Nova Iorque, vítima de um linfoma ( (câncer nos gânglios linfático). Um ano depois a antiga banda de Joey entrou para o Rock N´ Roll Hall Of Fame e o seu primeiro e único disco solo foi lançado, o ótimo Don´t Worry About Me, que traz em seu track list dois grandes covers, What A Wonderful World, de Louis Armstrong, e 1969, dos Stooges. Outras faixas acima da média são Maria Bartimoro, Like A Drug I Never Did Before, Spirit In My House e a faixa-título.



Até hoje Joey é uma das maiores referências no mundo do rock. Uma figura lendária que teve a sua vida transformada por causa da música, e esta também foi marcada por causa de Joey. O Ramone preferido dos fãs está enterrado no cemitério Hollywood Forever, e ainda recebe várias visitas todos os anos. Em 2007, o ex-vocalista do The Smiths, Morrisey, declarou: '' Me senti bem naquele lugar, era realmente lindo. Me agradou saber que os restos de Joey Ramone estavam ali, então decidi que quero ser enterrado ao lado dele".

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More