quarta-feira, 27 de abril de 2011

Review: Hot Tuna - Steady As She Goes

Por Gabriel Albuquerque

O Hot Tuna foi formado após a dissolução do Jefferson Airplane, quando foram criados duas novas bandas: o Jefferson Starship - que chegou a gravar o seu primeiro disco, o conceitual Blows Against The Empire com a musa Grace Slick e as participações ilustres de Jerry Garcia, Graham Nash e David Crosby - e o Hot Tuna, liderado pelo baixista Jack Casady juntamente com o guitarrista Jorma Kaukonen.

21 anos depois do insatisfatório Pair a Dice Found mais cinco anos com lançamentos de discos ao vivo, o grupo sai das catacumbas com Steady As She Goes. Para o novo álbum, Kaukonen decidiu voltar as origens do Jefferson Airplane, por isso convocou Teresa Williams para gravar vocais harmonicos, cantando junto com ele em algumas passagens das maiores das faixas, o que fazia com frequência no Airplane ao lado de Grace Slick.

O som explorado pela banda é, novamente, uma intersecção entre blues, country e folk, aliado de harmonias simples mas sensatas, que agradam logo de cara, e uma guitarra polida e oportuna, conduzida por um experiente músico, sendo os pontos altos mais notáveis Easy Now Revisited, com seu riff sacolejante e estridente, Angel Of Darkness, que abre o play e A Little Faster, onde Kaukonen faz uma leve improvisação sobre uma envolvente base rítmica.

A admiração e influência da música country é denotada pelo mandolim (elétrico e acústico), que conduz a instrumental instrumental Vicksburg Stomp e é peça fundamental nos arranjos de Mama Let Me Lay In On You, Goodbye To The Blues e If This Is Love, nesta última, revezando-se com uma guitarra um pouco mais acelerada que o resto do álbum ao lado de um refrão fácil e grudento. Outro destaque é a sequência das baladas Smokerise Journey e Things That Might Have Been.

O Hot Tuna parece renovado. Não é preciso de muito para perceber isso. Todos os membros estão muito bem introsados e parecem estar tocando por prazer e amor a música, isso fica claro a todo momento, talvez esse seja o motivo de Steady As She Goes ser tão gostoso e reconfortante. A gravação foi feita com um cuidado maior e não exige muito, sendo aprovado pelos mais variados gostos logo na primeira audição. Agora é esperar que o próximo disco não demore tantos anos para ser lançado.


Nota 8,5:




Tracklist:

01 – Angel of Darkness
02 – Children of Zion
03 – Second Chances
04 – Goodbye to the Blues
05 – A Little Faster
06 – Mourning Interrupted
07 – Easy Now Revisited
08 – Smokerise Journey
09 – Things That Might Have Been
10 – Mama Let Me Lay in on You
11 – If This Is Love
12 – Vicksburg Stomp

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More