domingo, 10 de abril de 2011

Ozzy Osbourne (Mineirinho, Belo Horizonte, 09/04/11)




Por Pedro Kirsten


O "bom velhinho" Ozzy Osbourne passou pelo Brasil durante o fim de março e início de abril com sua turnê de divulgação do recente álbum "Scream", se apresentando em cinco cidades, terminando com o concerto em Belo Horizonte diante de 12 mil espectadores.

A banda de abertura foi os gaúchos do Hibria que às 20:30 mandaram os primeiros acordes da noite com Nonconforming Minds. Eles exploraram bem as canções do seu último álbum "Blind Ride", tocando, além da supracitada, Welcome To The Horror Show, Shoot Me Down e Blinded By Faith, além de algumas outras dos dois primeiros discos, demonstrando muita disposição e qualidade. Porém, a essa altura, o local ainda não estava lotado, com muita gente do lado de fora tentando retirar seu ingresso nas bilheterias ou esperando dar a hora do espetáculo principal.

Ao som dos coros que gritavam seu nome, Ozzy então subiu no palco exatamente no horário marcado, ao contrário de outros shows, levando a multidão ao delírio assim que entrou. Bark At The Moon iniciou seu repertório e deu sequência com Let Me Hear You Scream, ambas agitando o público, principalmente a segunda que foi entoada fortemente. Então vieram dois clássicos do seu debut em carreira solo: Mr. Crowley, um dos momentos mais emocionantes da noite, e I Don't Know. Em seguida, foi tocada a primeira música do Black Sabbath da setlist, Fairies Wear Boots.

Entre os gritos de "olê, olê olê, Ozzy, Ozzy" foram ouvidos coros pedindo No More Tears durante todo o show, mostrando que foi a ausência mais sentida. Apesar do clamor pela canção, ela não foi tocada. Mas Suicide Solution foi e agitou os presentes mais uma vez. Road To Nowhere, uma das baladas mais prestigiadas do cantor britânico, veio desacelerar o ritmo um pouco, o que não significa que não foi apreciada.

War Pigs veio e com ela outra cena ocorrida em Porto Alegre: Ozzy que já havia se enrolado em uma bandeira do Grêmio, desta vez acolheu uma bandeira do Atlético-MG, dividindo, é claro, o barulho entre gritos eufóricos de atleticanos e vaias de cruzeirenses. Mas as divergências futebolísticas logo foram esquecidas com Shot In The Dark, após uma rápida apresentação dos integrantes da banda.
Para dar um descanso pro Madman, os outros músicos apresentaram Rat Salad, além de solos de Gus G. (entre eles uma versão de "Brasileirinho" na guitarra), que parece ter agradado de uma forma geral pelo menos a maioria, e do baterista Tommy Clufetos, com sua performance excêntrica, puxando uma interação com o público. Com Ozzy de volta ao palco, Iron Man foi outro ponto alto, tendo seu riff cantado em uníssono. I Don't Want To Change The World e Crazy Train também foram cantadas alto, principalmente no refrão. Após uma rápida retirada, o grupo volta para fechar com chave de ouro tocando Mama, I'm Coming Home e a alucinante Paranoid.

O ícone do rock passava um entusiasmo contagiante e parecia estar muito feliz e satisfeito por estar cantando e se apresentando pra milhares de pessoas. O único ponto negativo foi que a acústica do local não é um primor, às vezes produzindo até alguns ecos. Mas nada que estragasse o brilhantismo do espetáculo.

Ozzy mais uma vez mostrou que ignora completamente sua idade em suas apresentações e manteve constantemente brincadeiras com o público (o que o faz ser um dos melhores ao vivo), com direito à baldes de água e jatos de espuma. Com uma tracklist repleta de clássicos antigos (só uma posterior ao álbum "No More Tears", de 1991, foi tocada), se despede temporariamente do Brasil com um show à altura do seu nome, provando que ainda tem muito gás para gastar.


Fotos: Jornal do Brasil/Portal UAI


Setlist:

Bark At The Moon
Let Me Hear You Scream
Mr. Crowley
I Don't Know
Fairies Wear Boots
Suicide Solution
Road To Nowhere
War Pigs
Shot In The Dark
Rat Salad
Iron Man
I Don't Want To Change The World
Crazy Train
______________________________
Mama, I'm Coming Home
Paranoid

--------------------------------------------------------------------------
Acesse o fórum Metal Is The Law para debater sobre música.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More