quinta-feira, 7 de abril de 2011

Iron Maiden (Arena Expotrade, Curitiba, 05/04/11)


Por Pedro Kirsten 

Uma verdadeira aula de Heavy Metal. É assim que pode ser definida a última apresentação do Iron Maiden no Brasil pela The Final Frontier World Tour. A apresentação foi realizada em Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba, na Arena Expotrade, que nada mais é do que a área externa do centro de convenções Expotrade, ou seja, no estacionamento do local. Formada por Steve Harris (baixo), Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Janick Gers (guitarra) e Nicko McBrain (bateria), a última passagem da banda em terras paranaenses foi em 2008, pela Somewhere Back In Time Tour, que se focava nos clássicos da banda da década de 80. Dessa vez, o repertório está renovado com canções dos álbuns mais recentes do grupo.

Os curitibanos do Motorocker foram os responsáveis por abrirem a noite para os mais de 11 mil fãs presentes no local. Tocando músicas como Blues do Satanás e Igreja Universal do Reino do Rock, o Motorocker teve uma recepção rara para bandas de abertura, com uma grande parte do público cantando as músicas da banda, que se mostrava bastante surpresa e empolgada com tamanha receptividade.


Pontualmente às 21:00 horas, os acordes de Doctor Doctor do UFO entoavam nas caixas de som do local, esta era a deixa para o show começar. As luzes se apagaram e um vídeo foi passando no telão ao som da introdutória Satellite 15, antes da banda subir ao palco para abrir o show com The Final Frontier, do álbum de mesmo nome lançado no ano passado. El Dorado, manteve os fãs alvoroçados antes do local ir abaixo de vez com a clássica 2 Minutes to Midnight.


The Talisman e Coming Home, ambas do novo álbum da banda, deram uma diminuída no empurra-empurra das primeiras músicas, mas ainda tiveram seus refrões cantados alto pelo público. Dance Of Death veio em seguida com um plano de fundo que remetia à capa do álbum de mesmo nome. O local veio abaixo de novo com The Trooper, cantada por Bruce Dickinson vestido de soldado e erguendo a bandeira britânica.

The Wicker Man e Blood Brothers foram cantadas a todos os pulmões, sendo que esta última foi dedicada às vitmas dos terremotos no Japão e Nova Zelândia e também para todos os fãs da Donzela espalhados pelo mundo, independentemente da raça ou religião. When The Wild Wind Blows foi a quinta e última música de "The Final Frontier" executada, além de se mostrar muito eficiente ao vivo.

A partir daí, o show deu lugar apenas para clássicos, iniciando com The Evil That Man Do. Fear of the Dark teve seu famoso "ôôô" cantado por todos antes de Iron Maiden encerrar a primeira parte do show. A música ainda teve direito a um enorme Eddie alien que andou pelo palco e ainda tocou guitarra, além de ter uma câmera acoplada em seu olho, mostrando a "visão da criatura" nos telões. Já o Eddie de oito metros que aparecia atrás do palco acabou ficando uma exclusividade apenas dos shows de São Paulo e Rio de Janeiro. Foi quando a banda deixava o palco que todos realmente puderem ver o baterista Nicko McBrain, que fica praticamente todo escondido atrás de seu enorme kit de bateria.


Não demorou muito para a banda retornar ao palco para a execução de The Number of the Beast e Hallowed Be Thy Name, ambas muito celebradas pelos presentes. Running Free, do primeiro álbum do grupo tratou de encerrar a noite com chave de ouro.

No geral, um show impecável. A qualidade de som estava clara e a banda se mostrou extremamente carismática e energética. O único porém é à respeito do local do show, o Expotrade havia recebido outro evento musical no sábado e o palco ainda não havia sido desmontado, o que forçou a produção do show a montar o palco em uma região do estacionamento mais estreita e que ficava de frente para a rua de trás do local. Ou seja, alguns que passavam pela rua no momento da apresentação puderam acompanhar o show na calçada pelo telão, de muito longe é verdade, mas o suficiente para poderem dizer "eu assisti um showzaço do Iron Maiden de graça". Em um momento da apresentação Bruce até cumprimentou estes fãs e curiosos. Já em termos de produção, o que preocupa é a tal da Pista Vip, que além de ficar mais cada vez mais cara, agora é quase tão grande quanto a pista comum.
De uma forma ou de outra, um show para ficar na memória dos fãs das diferentes gerações presentes no local, que iam desde pré-adolescentes até cinquentões que acompanham o Maiden desde o início da carreira.

Setlist:
1. Satellite 15... The Final Frontier
2. El Dorado
3. 2 Minutes to Midnight
4. The Talisman
5. Coming Home
6. Dance of Death
7. The Trooper
8. The Wicker Man
9. Blood Brothers
10. When The Wild Wind Blows
11. The Evil That Man Do
12. Fear Of The Dark
13. Iron Maiden
-----------------------------------------
14. The Number Of The Beast
15. Hallowed Be Thy Name
16. Running Free

1 comentários:

Show muito bom, foda, matou minha curiosidade por The Talisman ao vivo, adoro está musica. Sinto pela Falta de Aces High, Rainmaker, Lord of Flies, Different World e Reincarnation of Benjamin Breeg, mas entre os porens sai vitorioso, ganhei o projeto ilustrado do Ed Force One estilizado na Tour do Final Frontier e Autografado pela banda em um projeto de edição limitada a 100 copias, a minha é autografada e de numero 21 hahahahah

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More