segunda-feira, 18 de abril de 2011

Review: David Bowie - Toy

Por Gabriel Albuquerque

Em 2001, David Bowie iria lançar um disco chamado Toy, que traria novas versões de músicas antigas, B-sides e demos demos inéditas. Contudo, após um desentidementos com a sua gravadora na época, a Virgin, o álbum foi engavetado.

Toy apareceu em sites de compartilhamento de compartilhamento de arquivos após uma cópia ser posta a venda no Ebay (o mercado livre dos gringos). Especula-se ainda que o CD foi posto à venda pelo próprio Bowie para divulgar o seu disco Birthday Celebration - Live In NY 1997, que será lançado no dia 26 desse mês e contará com ilustres participações especiais, como Lou Reed, Robert Smith (ex-vocalista do The Cure), Billy Corgan (vocalista do Smashing Pumpkins) e as bandas Foo Fighters, Pixies e Sonic Youth.

O que mais chama atenção no disco são os arranjos, que fazem jus ao apelido do músico: camaleão. Apesar das músicas serem majoritariamente antigas - Liza Jane foi o primeiro compacto de Bowie, lançado em 1964 e Baby Loves That Way no ano seguinte, quando ainda era conhecido por Davy Jones e integrava o quarteto Lower Third -, os arranjos são bastante atuais , como é o caso de Afraid, Let Me Sleep Beside You e I Dig Everything.

Depois de décadas de carreira, a voz do inglês já não é a mesma (antes também não era das melhores) e os sinais da idade já comprometem alguns momentos do play, como Silly Boy Blue, onde fica difícil até entender o que Bowie está cantando. Por outro lado, esse tom mais grave deu tom especiais a faixas mais melancólicas, Uncle Floyd, uma bela música de introdução bizarra, e Shadow Man, a melhor canção do play, onde o piano dá pinceladas certeiras com a tinta forte do melodrama, denotam essa qualidade.

No fim das contas, Toy é um punhado de boas canções. Se você não gosta ou nunca deu atenção para a diversificada discografia de David Bowie, esse não é o melhor começo; mas se você é fã ou tem uma admiração maior pelo camaleão, vale a audição.

Nota: 7,5



Tracklist:

01. Uncle Floyd
02. Afraid
03. Baby Loves That Way
04. I Dig Everything
05. Conversation Piece
06. Let Me Sleep Beside You
07. Toy (Your Turn To Drive)
08. Hole In The Ground
09. Shadow Man
10. In The Heat Of The Morning
11. You’ve Got A Habit Of Leaving
12. Silly Boy Blue
13. Liza Jane
14. The London Boys

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More