quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Álbum da Semana: After - Ihsahn

Mais conhecido por ter revolucionado o black metal noruguês à frente de sua ex-banda Emperor, Ihsahn - pseudônimo de Vegard Sverre Tveitan - também possui um interessante trabalho solo. O guitarrista está na ativa desde 2005 e After, lançado ano passado, é o seu terceiro disco. A exemplo de  outros músicos do riquíssimo cenário underground da Noruega, seu projeto solo é bem diferente do black metal que se tornou a principal matéria de exportação do país.

Assim como os outros discos, After é bastante experimental e tem uma veia progressiva. O disco tem muitas alternâncias entre momentos mais tranquilos e outros mais brutais, mas a transição entre eles é feita de forma bastante sutil, o que pode ser notado na faixa que abre o disco, "The Barren Lands". As canções possuem diferentes nuances e diversas texturas, riffs escondidos e muitas camadas de guitarra e passagens instrumentais, o que torna possível notar algo mais a cada audição, e o uso de vocais limpos e guturais aliados aos rumos diferentes que as canções tomam faz com que o disco entregue uma gama de emoções diferentes.

Uma coisa que chama a atenção é o uso do saxofone. A princípio pode parecer arriscado e pretensioso, mas acaba dando certo e se torna o principal responsável pela sonoridade avant-garde do álbum, seja ele desesperado, como na frenética "A Grave Inversed", ou melodioso e melancólico, como nas longas "Undercurrent" e "On The Shores". Ele soa simuladamente deslocado e fora de ritmo, e segue um certo padrão dentro da sonoridade do disco, como uma loucura na medida certa.

Fora essa capa que não convence - pra dizer o mínimo - o disco é altamente recomendado para quem procura por um som inovador e fora dos padrões.

Download

Tracklist:
01. The Barren Lands
02. A Grave Inversed
03. After
04. Frozen Lakes On Mars
05. Undercurrent
06. Austere
07. Heaven’s Black Sea
08. On The Shores

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More