segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Review: Noel Gallagher - Noel Gallagher's High Flying Birds

Por Gabriel Albuquerque

Enquanto o sempre afiado Liam era o rosto do Oasis, seu irmão Noel Gallagher era o cérebro por trás desse aclamado pilar do pop inglês. Após o fim da banda em 2009, ocasionada pelas intermináveis brigas entre os irmãos fundadores, Liam se juntou com antigos parceiros do Oasis e formou o Beady Eye, enquanto Noel arquitetou o início da sua carreira solo.

Como era de se esperar, Liam e o Beady Eye engataram um rock simples e dancante, à exemplo dos ídolos Beatles e Stones, além de ecoar, sem criatividade ou critério algum, o som de sua antiga banda. Noel trilhou um caminho diferente. High Flying Birds (o nome foi extraído de um disco do Hot Tuna) é mais refinado e com uma considerável dose de pretencão, mas concebido de forma natural, não apenas para mostrar servico diante do irmão e arqui-rival.

Algumas faixas parecem ter saído de um disco do Oasis, mas diferente do que acontece com o Beady Eye, tudo acontece naturalmente. Apesar de não inovar, High Flying Birds é recheado de grandes cancoes pop, que podem ser cantadas logo de primeira (''The Death Of You And Me'' é o melhor exemplo), mas que passam longe da musica desfiguradamente comercial de ídolos teen como Rihanna e Ke$ha.

Apesar de ser guitarrista, o instrumento de seis cordas não ocupa um lugar de destaque. Mesmo assim os arranjos são criativos, em especial ''Everybody's On The Run'', com leves toques clássicos e coros vocais; as batidas no teclado e o sopro do trompete em ''Soldier Boys and Jesus Freaks'', que faz referências ao disco clássico do Kinks The Village Green Preservation Society, e ''The Death Of You and Me'', single que ganhou um clipe de oito minutos.

O fim do Oasis fez bem à Noel Gallagher. Antes ele ficava atrás de seu irmão, e todas as suas composicões eram erroneamente vistas como de Liam. Hoje ele está em posicão de fazer discos primorosos, ser reconhecido pelo seu talento (e não só suas opiniões polêmicas) e ainda chegar ao topo das paradas com mais de 120 mil discos vendidos, o aconteceu com o ótimo High Flying Birds.




Nota 8.5:


Tracklist:

1. Everybody's On The Run
2. Dream On
3. If I Had a Gun
4. The Death Of You and Me
5. (I Wanna Live In a Dream) In My Record Machine
6. AKA... What a Life
7. Soldier Boys and Jesus Freak
8. AKA... Broken Arrow
9. (Stranded On) The Wrong Beach
10. Stop The Clocks

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More