domingo, 16 de outubro de 2011

Review: Opeth - Heritage

Por Rodrigo Luiz

O Opeth sempre impressionou por sua imprevisibilidade. A banda consegue absorver inúmeros elementos musicais e os adiciona sem a menor sutileza ao metal extremo, explorando toda a liberdade que o rótulo "progressivo" lhe permite ter, fazendo com que passagens acústicas e tranquilas se harmonizem com momentos de pura agressividade, sempre com uma qualidade de composição altíssima. E este álbum não poderia ser diferente, mais uma vez a banda impressiona e mostra muita ousadia, explorando ao máximo toda sua veia progressiva e experimental, com muita influência do som setentista.

Assim como o semi-acústico Damnation, de 2003, Heritage não possui guturais, o que já havia sido anunciado pelo vocalista, guitarrista, compositor e líder da banda Mikael Äkerfeldt, antes do lançamento. A banda tira totalmente os pés do metal, abandonando o seu lado death, mas a melancolia soturna e toda obscuridade continua presente. Há uma forte influência do rock progressivo da década de 70 - que também tem a obscuridade como característica latente - que é intensificado pelo uso de flautas e mellotrons. Além disso, o disco possui alguns toques folclóricos, um pouco de jazz, e até um certo pdicodelismo, e a dramaticidade e leveza mais acentuadas nas letras o torna belo, apesar de bastante denso. Até aqui  uma descrição favorável, mas veremos as ressalvas no final do texto.

O disco abre com a intro jazzística "Heritage", que é seguida por "The Devil's Orchard", que foi lançada como single e já era um indício da proposta do álbum. Nela encontramos um belo trabalho nos riffs e solos, é a faixa que mais se assemelha ao som que a banda costuma fazer. "I Feel The Dark" possui uma melancolia conduzida com sutileza pelos violões, tem uma atmosfera bastante escura. "Slither" é uma homenagem a Ronnie James Dio, e é a mais pesada do disco, quase um hard rock. Até funciona bem isolada, mas destoa muito do restante das músicas, apesar de uma tentativa de transitar novamente para o clima do disco nos dedilhados finais. As belas "Nepenthe" e "Häxprocess" tem muitos toques do jazz e um clima mais saudosista do restante do disco, assim como a ousada "Famine", na qual o uso das flautas em alguns momentos amplificam ainda mais o clima setentista. A curta "The Lines In My Hand" tem como destaque as excelentes linhas de bateria, em ritmos mais quebrados e complexos. E a bateria não é só destaque nesta música, Martin Axenrot faz um trabalho impecável em todo o disco.

"Folklore" é a mais jazzística e experimental do álbum e também a melhor dele, e uma das melhores da carreira do Opeth. Ela é riquíssima, chega até a soar psicodélica em alguns momentos, e as transições não soam tão dissonantes a primeira ouvida como no restante das canções, ela agrada logo de cara. Possui bons solos de guitarra e linhas de baixo excelentes, nos proporciona uma verdadeira viagem. E depois dessa viagem, a bela e melancólica instrumental "Marrow Of The Earth" fecha o disco.

"Heritage" é inegavelmente um bom álbum, mas é preciso ouvi-lo com paciência. Ele funciona como um todo, mas em alguns momentos tem-se a sensação de que as faixas estão desconexas, e até as transições, que sempre foi um ponto forte da banda, parecem dissonantes, como se as muitas ideias fossem jogadas nas músicas de qualquer maneira. Ele parece estranho a princípio, mas é bastante instigante, e as riquezas dos detalhes vão se mostrando e nos envolvem a cada execução. Mas para isso é necessário várias e, principalmente, cuidadosas audições.

Certamente ele dividirá opiniões. Agradará aos fãs com mente mais aberta, e também apreciadores do rock progressivo, mas deixará os headbangers mais radicais com um gosto de absolutamente nada, esperando por uma guitarra mais distorcida ou um gutural super-agressivo para quebrar a melancolia. Mas tanto para o bem quanto para o mal, é um disco que supera expectativas, e isso é o que sempre esperamos do Opeth. É difícil dizer se ele é um divisor de águas. Pode até ser que sim, mas pode ser também que eles resolvam fazer o disco mais brutal da carreira para compensar este, quem sabe? Podem fazer suas apostas, mas tomem cuidado, imprevisível é a palavra de ordem quando se trata desta banda.


Nota 7,5

Tracklist:
1. Heritage
2. The Devil's Orchard
3. I Feel the Dark
4. Slither
5. Nepenthe
6. Häxprocess
7. Famine
8. The Lines in My Hand
9. Folklore
10. Marrow of the Earth

2 comentários:

Olá xará!

Gostei da resenha e concordo com ela. Recentemente postei em meu blog dois rápidos artigos com indicações de CDs de rock progressivo e esse certamente foi incluído. Convido vc a conferir minhas listas de indicações de final de ano e dizer o q acha!

Com sua licença, deixo meu endereço: http://sonsfilmesafins.blogspot.com

Abraço!

Rapaz, que coincidência. Gosto bastante de rock progressivo, mas a maioria das bandas que ouço é mais antiga e esse disco do Opeth me aguçou o interesse por bandas novas que tocam esse estilo. E, procurando por discos novos, acabei encontrando o seu blog alguns dias atrás, e inclusive baixei alguns de suas listas. Vou ouvir os discos, pode esperar por meu comentário lá no seu blog falando sobre minhas impressões.

Abraço

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More