quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Review: Dream Theater - A Dramatic Turn Of Events

Por Rodrigo Luiz

Depois da surpreendente saída de Mike Portnoy em 2010, e todos os tormentos que ocorreram em consequência disso, muito se falou sobre o rumo que o Dream Theater ia tomar com a ausência de um dos seus membros fundadores e também principal letrista. Os questionamentos sobre a qualidade de Mike Mangini como baterista foram feitos apenas pelos fãs mais sedentos, pois o processo de seleção do novo baterista foi registrado em vídeo e mostrado ao público, ganhando contornos de um verdadeiro documentário/reallity show. Um tanto desnecessário, mas através disso todos puderam constatar o seu talento. Mas a principal pergunta era: como será o Dream Theater sem Mike Portnoy?

Se por um lado sua saída tenha gerado muita desconfiança, por outro lado havia quem se perguntasse se o baterista era tão fundamental assim. Portnoy era o principal responsável pela sonoridade e pelos rumos que o Dream Theater tomava, mas os últimos álbuns podem até não provar que o baterista não faz falta, mas certamente foram muito aquém das expectativas. Tinham algumas músicas muito boas, mas não o suficientes para deixá-los consistentes. Alguns podem demorar a reconhecer isso, mas a verdade é que a saída de Portnoy fez bem ao Dream Theater.

O grande foco dado à sua saída fez a maioria esquecer que a banda tem outros músicos igualmente competentes. Os integrantes estão sensivelmente mais soltos e com maior liberdade, principalmente John Myung e Jordan Rudess. A sonoridade que vinha focando cada vez mais no peso toma um rumo contrário, e faz do disco um eco latente do clássico Images And Words, focando mais na progressividade do início da carreira. A banda procura fazer aquilo que sabe.

No single "On The Black Of Angels", também a primeira faixa do disco, isso foi logo notado. Sua introdução é convidativa, com teclados com coros ao fundo, e a música vai evoluindo a cada instante, com bastante peso, melodia, variações de andamento e elaboradas passagens instrumentais, alem de um refrão bastante emotivo, tudo isso executado com técnica característica da banda. "Lost Not Forgotten", a xamânica "Bridges In The Sky", "Outcry" e "Breaking All Illusions", que é composta por John Myung, seguem essa linha, e não à toa são as melhores do disco. E na última citada esses elementos são elevados ao máximo, com um trabalho instrumental pra lá de soberbo, já surge como clássico, é a melhor música da banda em muito tempo.

Entre essas canções temos duas baladas, "This Is The Life" e "Far From Heaven". A primeira é lenta e poderosa, com uma belíssima performance de Rudess, com seus efeitos climáticos no teclado, e Petrucci, com um solo de guitarra fantástico. A segunda é mais intimista, conduzida apenas pelo piano, é suave, delicada, e tem uma forte emoção transmitida por James LaBrie. E é com outra balada, a belíssima "Beneath The Surface", que o disco termina, ela uma espécie de prima rica de "Far From Heaven". Dessa vez o teclado é acompanhado também de um violão, com outra bela performance do trio LaBrie/Rudess/Petrucci,possui uma letra bastante poética, e fecha o disco com muita elegância. A única que não convence é "Build Me Up, Break Me Down", que chama atenção pelas batidas eletrônicas e tem um refrão grudento, mas é difícil de digerir, mesmo depois de algumas audições.

Haverá quem questione esse "passo atrás" na sonoridade e considere isso medo de arriscar. Talvez até seja, mas é absolutamente compreensível, como já foi dito, Portnoy era o responsável pelo rumo que a banda vinha tomando e sua saída culminaria numa inevitável mudança, e regressar à sonoridade que a elevou ao satus máximo do metal progressivo não é um preço tão caro a se pagar. O disco é consistente, muito bem produzido e bastante equilibrado, de alta qualidade, mostra que Mike Mangini foi a escolha certa para a banda, e revela também um horizonte promissor para a dupla John Petrucci/Jordan Rudess nas composições.


Nota 8,5


Tracklist:
1. On the Backs of Angels
2. Build Me Up, Break Me Down
3. Lost Not Forgotten
4. This is the Life
5. Bridges In The Sky
6. Outcry
7. Far From Heaven
8. Breaking All Illusions
9. Beneath The Surface

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More