sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Review: Kassabian - Velociraptor!

Por Gabriel Albuquerque

O Kasabian foi fundado em 1999, e cresceu rapidamente na cena underground britânica, com algumas indicações à prestigiados prêmios ingleses, como o Brit e NME Awards, com seus dois primeiros álbuns em 2005 e nos dois anos a seguintes.


A banda sempre evitou os caminhos degastados do rock indie inglês, sempre buscando sonoridades diferentes. Foi terceiro disco, West Ryder Pauper Lunatic Asylum, que o quarteto ganhou notoriedade. liderado pelo guitarrista Sergio Pizzorno, o grupo deu um grande salto em seu som, que agora mesclava o indie rock com boas doses de psicodelismos e letras que falavam de um antigo manicômio. Foi também o primeiro álbum a chegar no topo da parada.

Com ganchos arrebatadores e refrões que podem ser cantados por uma grande arena lotada, Velociraptor! é provavelmente o álbum mais pop do Kasabian. Mas como um iceberg, sua maior parte não é visível de primeira: suas letras são introspectivas e carregadas de incertezas, arrependimentos e lampejos certeiros de surrealismo.

O amadurecimento é evidente e refletido nas composições mais elaboradas. Várias faixas questionam o 'as pressões do comportamento normal', sendo ''Man Of Simple Pleasures'' a mais notável, com o brilhante verso 'eu não vejo futuro, então me deixe só no passado'. Até a aparentemente boba ''Goodbye Kiss'' tem uma letra amarga, que analisa uma relação amorosa extinta até o final arrependido ''espero que um dia nos reencontramos''; enquanto que ''Neon Noon'' e ''Let's Roll Just Like We Used To'' são reflexões sobre a passagem do tempo.

Musicalmente o quarteto também demonstra evoluções. Apenas ''Re-Wired'' e a faixa título fazem jus à fama dos hinos rock com base eletrônica do Kassabian. A psicodélica ''La Fee Verte'', que questiona o que é ou não real, e ''Let's Roll...'' (que parece muito com ''Aces High'', do Iron Maiden) tem instrumentos eruditos que adicionam tensão e climas no som. Por outro lado, ''Switchblade Smiles'' é uma epopéia eletrônica a la Daft Punk, e ''Acid Turkish Bath (Shelter From The Storm)'', a mais experimental do CD, reúne os sons pré-programados com violinos, percussão e vocais psicodélicos dilacerantes.

A velocidade com que o Kasabian evolui é impressionante. Uma banda que caminha a passos largos rumo à excelencia. Ainda não chegaram lá, mas Velociraptor! é um grande candidato à tornar-se clássico do rock daqui a alguns anos, e o quarteto da pacata cidade de Leicestershire ainda tem muito a mostrar.


Nota 9,5


Tracklist:
01 – Let’s Roll Just Like We Used To
02 – Days Are Forgotten
03 – Goodbye Kiss
04 – La Fee Verte
05 – Velociraptor!
06 – Acid Turkish Bath (Shelter From The Storm)
07 – I Hear Voices
08 – Re-wired
09 – Man Of Simple Pleasures
10 – Switchblade Smiles
11 – Neon Noon

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More