sábado, 4 de fevereiro de 2012

Review: Nada Surf - The Stars Are Indifferent To Astronomy


Por Gabriel Albuquerque

Formado em meados dos anos 1990, o Nada Surf experimentou o sucesso em 1996 com ''Popular'', hit certeiro na MTV. Com o tempo, o rock alternativo mais melódico do trio norte-americano acabou perdendo espaço para a agressividade grunge. E mesmo taxados de ''one hit wonder'', o conjunto continuou produzindo bons discos ao longo de seus 16 anos de vida.

Em janeiro Nada Surf lançou seu sétimo e, nas palavras do líder Matthew Caws, ''mais rápido, mais curto e mais alto'' álbum de sua carreira: The Stars Are Indifferent To Astronomy. O curioso título é uma frase do pai filósofo de Caws, que acabou instigando o guitarrista, que também cita o livro Meditações, de Marco Aurélio, como influência para o disco.

O trio, completado pelo baterista Daniel Lorca e pelo baixista Ira Elliot, ainda contou com uma ajuda extra para seu novo disco. Doug Gilliard, ex-integrante do Guided By Voices (outra banda alternativa dos Estados Unidos), tocou no disco de covers do Nada Surf, If I Had a Hi-Fi (2008). Agradou tanto que foi convidado para tocar guitarra em todas as faixas do novo trabalho da banda.

A presença de Gilliard ajudou o trio na criação de riffs vigorosos, como ''Clear Eye Clouded Nine'' e ''Looking Through'', que elevam o som da banda à uma estética mais elétrica, mais rock, que dá o tom nas melhores faixas do álbum.

Mas o ponto forte da banda ainda são as melodias. Nesse quesito destacam-se as belas baladas ''Jules and Jim'' e a acústica ''Let The Fighting Do The Fighting''; e ''Teenage Dreams'', ''When I Was Young'' (a melhor do play) e ''No Snow On The Moutain'', rocks básicos que se apoiam refrões contagiantes e constituem a maior parcela do disco.

A simplicidade demarca todo o som do Nada Surf. Sua música é básica e fácil, mas tem melodias cativantes, letras bem boladas e uma ótima execução. E é isso que torna, tanto The Stars Are Indifferent... um disco de qualidade. Não é uma grande produção, mas essa também não é a intenção. É um bom álbum recheado de boas e inspiradas canções pop. Enfim, um ótimo mais do mesmo.



Nota 8,5


Tracklist:

1. Clear Eye Clouded Nine
2. Waiting For Something
3. When I Was Young
4. Jules and Jim
5. The Moon Is Calling
6. Teenage Dreams
7. Looking Through
8. Let The Fight Do The Fighting
9. No Snow On The Mountain
10. The Future

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More