segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Bluesman Hubert Sumlin morre aos 80 anos


O jornal Chicago Sun-Times noticiou hoje a morte do bluesman Hubert Sumlin. Aos 80 anos, o guitarrista sofreu um ataque cardíaco e faleceu em Nova Jérsei, Estados Unidos.

Como guitarrista, Sumlin moldou o som do lendário cantor de blues Howlin' Wolf, com quem trabalhou por mais de 20 anos, de 1953 à 1976, quando Wolf morreu. Seu estilo de tocar resultou em clássicos como ''Spoonful'', '''Killing Floor'' e ''Wang Dang Doodle'', que influenciaram mestres como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Frank Zappa, Jimmy Page, Ronnie Wood, Keith Richards, entre outros.

Sumlin era o número 43 no ranking dos 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos da Rolling Stone americana. Em 2008 o guitarrista entrou para o Blues Hall Of Fame.

Sua saúde já estava debilitada. Em 2002 ele removeu um pulmão devido à um câncer, mas ainda assim fazia algumas apresentações na medida do possível.

Assista abaixo uma versão ao vivo de ''Killing Floor'' com Sumlin, Robert Cray, Eric Clapton e Jimmie Vaughan no Crossroad Festival:

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More