segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Review: China - Moto Contínuo

Por Gabriel Albuquerque

Antes de se tornar apresentador na MTV no programa Na Brasa, dedicada exclusivamente a música brasileira, China era conhecido apenas pelos mais antenados na cena independente nacional, da qual ele já participa há anos e com vários nomes diferentes. Ex-vocalista da banda de manguebeat Sheik Tosado, se juntou a alguns integrantes do Mombojó (banda com que ele colabora com frequência) e formou a Del Rey, que faz releituras de músicas de Roberto e Erasmo Carlos. Sua carreira como cantor solo é relativamente recente. Lançou apenas o EP Um Só, com seis faixas faixas e bem recebido álbum Simulacro em 2007.

Além de ter se tornado um carismático e adorado apresentador de TV, a principal mudança em seu novo disco, Moto Contínuo, foi a produção, que agora ficou a cargo do próprio China, e dos palpites de seus vários amigos músicos, que também tocam no álbum. O jovem e talentoso pianista Vítor Araújo e o baixista da Nação Zumbi Degue são alguns dos inúmeros convidados especiais - a banda tem uma formação diferente para cada faixa. A paulistana Tiê traz sua voz doce para a reconfortante ''Terminei Indo'' e Pitty dá voz a uma personagem feminina em ''Overlock'', sobre um casal que está com o relacionamento à beira da falência.

O som simples para prender o ouvinte de primeira, esboçado no disco anterior, é efetivado em Moto Contínuo, que tem leves efeitos eletrônicos e a produção limpa com detalhes sutis ostentam um boa batida pop e até radiofônica, apesar das letras serem mais elaboradas, como ''12 Quedas'', composta em parceria com Lenine, e ''Mais um sucesso pra ninguém'', com a cantora Ylana Queiroga. Até o surf rock arrojado ''Só Serve Pra Dançar'', contradiz o título com um lirismo aguçado sobre a 'utilidade da música''. Mesmo assim, a guitarra suingada e a bateria sacolejante garantem uma das melhores faixas do CD.

Contudo, em alguns momentos as letras se perdem numa poesia difusa e sem muito significado e a simplicidade sonora não ajuda, fazendo o disco esbarrar em lugares comuns, por vezes genéricos. Mas o pop é feito de lugares comuns, e Moto Contínuo é claramente um disco pop. Um bom disco pop, leve e solto, e que certamente agradará dos fãs antigos que acompanham China desde os tempos de Sheik Tosado aos adolescentes que o assitem falar de música todos os dias como apresentado de TV.

Moto Contínuo está disponível na íntegra para download gratuito pelo site da Trama Virtual. Você se cadastra e baixa o álbum pelo player abaixo.



  
Nota: 7,5


Tracklist: 

1- Boa Viagem
2- Só Serve Pra Dançar
3- Overlock
4- Nem Pensar Em Você
5- Mais Um Sucesso Pra Ninguém
6- Distante Amigo
7- 12 Quedas
8- Terminal Indo
9- Programador Computador
10- Espinhos
11- Anti-Herói 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More