terça-feira, 6 de setembro de 2011

Review: Raphael Saadiq - Stone Rollin´

Por Gabriel Albuquerque

O norte-americano Charles Wiggins iniciou sua carreira no mundo da música como produtor, e no cargo teve importante atuação na crescente revitalização da soul music, trabalhando com panteões como Joss Stone, Erykah Badu e John Legend; além dos consagrados Stevie Wonder, Snoop Dog, Bee Gees e  Earth, Wind & Fire.

Sua carreira como músico começou em 2002 sob o nome de Raphael Saadiq, mas o reconhecimento veio apenas seis anos depois, quando crítica redigiu grandes elogios - em boa parte, exagerados - ao álbum The Way I See It, que chegou a ser indicado Grammy.

 Seu terceiro álbum Stone Rollin´, sucessor do superestimado The Way I See It, estreou na #14 posição do top 200 da Billboard. Uma grande surpresa para quem normalmente ocupa posições modestas nas paradas - quando as ocupa.

Nos ritmos mais acelerados e refrões contagiosos de ''Radio'' e ''Heart Attack'', ou nas batidas suaves com influência do soul-man Curtis Mayfield em ''Movin’ Down The Line'' e ''The Perfect Storm'', o som retrô de Raphael desde os tempos de produtor se fazem presente mais uma vez, e novamente com bem dosadas e leves salpicadas de estilos mais modernos, como é o caso da envolvente faixa título e seu groove malicioso (assista ao clipe não menos malicioso abaixo) e da dramática e comovente ''Good Man'', co-escrita por  Taura Stinson, que também canta sobre a música, sobre uma mulher que forja uma agressão do marido para viver com outro, como mostra o sensacional vídeo clipe no estilo curta-metragem dirigido por Isaiah Seret.

E apesar de ter alguns momentos fracos que, apesar de agradáveis, não acrescentam em nada ao conteúdo da obra, como as insossas ''Day Dream'', ''Go To Hell'' e ''Just Don't'', Stone Rollin´ é um genuíno e instigante revival do funk/soul sessentista.




Nota 8,0:



Tracklist:

01- Heart Attack
02- Go To Hell
03- Radio
04- Over You
05- Stone Rollin’
06- Day Dreams
07- Movin’ Down The Line
08- Just Don’t
09- Good Man
10- The Answer 
11- The Perfect Storm (faixa escondida) 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More