domingo, 25 de setembro de 2011

Review: Anubis Gate - Anubis Gate

Por Rodrigo Luiz

O Anubis Gate vem encontrando seu espaço no cenário do metal ultimamente, primeiro com álbum A Perfect Forever em 2005, que ganhou críticas bastante positivas, e depois com Andromeda Unchained, de 2007, que até apareceu em algumas listas de melhores do ano. Os dinamarqueses voltam agora com um disco autointulado, o quinto de sua carreira, e mais uma ótima adição à sua discografia.

O som da banda baseia-se no metal melódico, mas tem tendências progressivas latentes, especialmente em passagens instrumentais com mais clima, mas sem tanta complexidade. As guitarras de Kim Olsen e Jesper Jensen funcionam muito bem, com ótimos riffs e solos, e segmentos muito interessantes, mas a dupla acerta mesmo em não desenvolver tanto para solos proggy, deixando as melodias fluírem naturalmente, sem muita enrolação. E Olsen também se destaca com o trabalho nos teclados, que é sutil, mas é o principal responsável pela sonoridade moderna e "futurista" da banda. Os refrães são destaque em quase todas as músicas, sempre cativantes e com vocais crescentes em coros e até uma sensibilidade pop, com ganchos bem acessíveis. E o disco ainda reserva uma surpresa para quem ficou cético com a saída do vocalista Jacob Hansen. O baixista Henrik Fevre, que já era o principal letrista, assumiu os vocais e deu conta do recado, e com sobras, mostrando muita entrega nas músicas, e acaba sendo um dos destaques, com um estilo mais emocional de cantar que é difícil de resistir.

Essas características são mostradas com sutileza em "Hold Back Tomorrow", faixa que abre o disco, mas aparecem de maneira maciça em "Facing Down", na melancólica "World In A Dome" e na bela "Golden Days", elas simplesmente não saem da cabeça. E não é diferente quando as canções são mais pesadas, a acelerada "Desiderio Omnibus" e a variadíssima "Telltale Eyes" tem guitarras super distorcidas e um clima mais obscuro, mas ainda assim são extremamente envolventes. Mas o grande destaque do disco é "Circumstanced". Embora seja pesada, e por vezes bem rápida e cheia de sintetizadores, ela transmite uma sensação contrastante de melancolia e até momentos edificantes, prendendo a atenção do início ao fim de seus mais de nove minutos.

O quinto disco do Anubis Gate é um álbum que aposta mais em temas edificantes do que em temas obscuros, com composições inteligentes e variadas e que fluem com muita facilidade, com uma ótima base instrumental e refrães excelentes, contagiantes e repletos de feeling. É daqueles álbuns para se ouvir muitas vezes seguidas, envolvente do início ao fim. Se você é um apreciador de metal progressivo ou melódico, vale a pena dar uma conferida neste disco.


Nota 8,5

Tracklist:
01. Hold Back Tomorrow
02. The Re-Formation Show
03. Facing Dawn
04. World In A Dome
05. Desiderio Omnibus
06. Oh My Precious Life
07. Golden Days
08. Telltale Eyes
09. River
10. Circumstanced

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More